Atualmente, Álex Palou está bem próximo de se tornar campeão da IndyCar pela segunda vez em sua carreira, novamente pela Chip Ganassi. O piloto vem destilando talento nas pistas americanas, despontando com facilidade na liderança do campeonato.
Desde 1979 até o fim da última temporada, a Fórmula Indy, principal categoria de monopostos dos Estados Unidos, já contou com mais de 50 edições oficiais, organizadas em diferentes formatos. Ao todo, a Chip Ganassi Racing, hoje tradicional escuderia da Indy, já faturou 14 títulos com seis pilotos diferentes.
Sobre a Chip Ganassi
Fundado pelo empregador e ex-piloto de mesmo nome em 1990, a escuderia estadunidense participa atualmente da IndyCar Series como uma das principais postulante a títulos. No entanto, a equipe criada por Chip também já participou durante muito tempo dos campeonatos da NASCAR, outra grande categoria do automobilismo americano.
O piloto Chip Ganassi surgiu no meio automobilístico nas 500 Milhas de Indianápolis de 1982 se tornando o estreante mais rápido dos treinos de classificação. Seu sucesso como automobilista o levou a se tornar proprietário de sua própria equipe em 1988.
Dessa forma, a escuderia americana foi responsável por revelar grandes nomes ao automobilismo como o americano Jimmy Vasser e o colombiano Juan Pablo Montoya.
Os campeões
Seis pilotos conseguiram levar a equipe à glória da Fórmula Indy desde seu primeiro título na era CART, em 1996. Naquela época, a IRL também organizava seu próprio campeonato, contando também com a participação da Ganassi temporadas mais tarde.
Confira então todos os seis nomes que estão gravados como campeões da Indy pela Chip Ganassi Racing:
Jimmy Vasser
Nação: Estados Unidos
Título: 1996 (CART)
Vasser estreou na categoria em 1992, pela Hayhoe-Cole Racing. Na ocasião ele chamou a atenção ao estabelecer o recorde de qualificação mais rápida de um piloto em seu primeiro ano.
Após chegar à Ganassi em 1995, o estadunidense conseguiu o título já no ano seguinte, em 96. Ele venceu quatro corridas e fez o suficiente para manter a liderança na classificação durante a maior parte da temporada, conquistando o campeonato na corrida final daquele ano e se tornando o primeiro campeão da categoria pela Chip Ganassi.
Alessandro Zanardi
Nação: Itália
Títulos: 1997 e 1998 (CART)
Nos dois anos seguintes, Vasser foi superado por seu companheiro de equipe, Zanardi, gerando assim um tricampeonato para a Ganassi.
Após resultados inexpressivos na Fórmula 1, Alessandro Zanardi chegou à Fórmula Indy em 1996 para correr pela equipe de Chip. Já em sua primeira temporada terminou o campeonato na terceira colocação.
Mais habituado com a categoria, o italiano conquistou um bicampeonato nos dois anos seguintes. Na Indy ele ainda correu pela equipe Mo Nunn, somando um total de 15 vitórias e 28 pódios em 66 grandes prêmios disputados.
Em setembro de 2001, Alessandro sofreu um grave acidente durante uma prova da categoria na Alemanha que quase tirou sua vida. Como consequência, o italiano teve então suas duas pernas amputadas, mas voltou aos volantes dois anos depois, seguindo sua carreira no automobilismo em veículos adaptados. Por conta de sua história de superação, o piloto recebeu o Prêmio Laureus.
Juan Pablo Montoya
Nação: Colômbia
Título: 1999 (CART)
A primeira era vitoriosa da Ganassi, no entanto, não se encerrou com os títulos de Vasser e Zanardi. No ano seguinte a equipe alcançou seu tetracampeonato consecutivo pela então CART, agora com Montoya.
Antes de realmente desfilar seu talento nas pistas da Fórmula 1, o colombiano chamou a atenção do mundo do automobilismo ao conquistar títulos nas Fórmulas 3000 e Indy.
Correndo então pela Chip Ganassi, Juan Pablo Montoya já se sagrou campeão em seu primeiro ano na CART, em 1999. Na ocasião, seu título veio na última corrida, depois de uma temporada disputada.
Durante a temporada de 2000, manteve-se na equipe de Chip, mas mudanças no chassi e no motor de seu carro não o ajudaram a manter o alto nível, terminando em nono na classificação geral. No entanto, nesse mesmo ano, ele conseguiu sua mais famosa conquista ao vencer a lendária 500 milhas de Indianápolis em sua primeira tentativa.
Scott Dixon
Nação: Nova Zelândia
Títulos: 2003 (IRL) e 2008, 2013, 2015, 2018 e 2020 (IndyCar)
Um dos maiores nomes da história da Fórmula Indy, Dixon chegou à categoria em 2001 após se destacar no automobilismo neozelandês, sendo notado pela PacWest Racing na era CART.
Após a Champ Car em 2001 e 2002, Dixon migrou para a IRL em 2003, onde estava então a Chip Ganassi Racing. Já em seu primeiro ano em sua nova equipe, ele conquistou o campeonato.
Em 2008, pela primeira edição da IndyCar, o neozelandês iniciou uma nova era de dominância da Ganassi na categoria, conquistando mais uma vez o título. No mesmo ano, ele venceu pela primeira vez as 500 Milhas de Indianápolis após largar na pole position.
Em 2013, Scott tornou-se tricampeão em um momento amargo para o automobilismo brasileiro, conseguindo tirar a liderança do brasileiro Helio Castroneves na penúltima etapa daquela temporada.
Ainda pela Ganassi, o piloto voltou a ser campeão em 2015, 2018 e 2020, conquistando seu hexacampeonato após terminar a etapa de St. Petersburg em terceiro, ficando assim 16 pontos à frente do norte-americano Josef Newgarden, da Penske, que buscava o tricampeonato.
Atualmente, Scott Dixon continua correndo em alto nível pela Chip Ganassi aos 43 anos de idade, sendo companheiro de equipe de Álex Palou na IndyCar.
Dario Franchitti
Nação: Escócia, Reino Unido
Títulos: 2009, 2010 e 2011 (IndyCar)
Após seu segundo título em 2008, Dixon viu seu companheiro de equipe Franchitti dominar o campeonato da Indy por longas três temporadas.
Após se destacar em categorias do automobilismo europeu, como a DTM, Dario estreou pela Fórmula Indy ainda na era CART, em 1997. Ele se sagrou campeão da categoria pela primeira vez ainda em 2007, na IRL, pela equipe Andretti Green, além de vencer a chuvosa 500 Milhas de Indianápolis daquele ano. Assim, ele chamou a atenção de Chip, que o convocou para sua equipe, mas para competir na NASCAR.
Após ter sua curta passagem pela NASCAR interrompida por uma lesão, o britânico retornou à Fórmula Indy no ano seguinte, agora para correr pela Ganassi, onde obteve grande sucesso.
A partir de seu primeiro ano pela equipe na IndyCar, Dario Franchitti conquistou mais três títulos da categoria entre 2009 e 2011.
Álex Palou
Nação: Espanha
Títulos: 2021 e 2023* (IndyCar)
Por fim, o último campeão da Fórmula Indy pela Chip Ganassi Racing: o espanhol Álex Palou, que chegou à categoria após se destacar na GP3 Series e em outras categorias do automobilismo.
Ele estreou na IndyCar em 2020 pela Dale Coyne Racing, conquistando seu primeiro pódio no mesmo ano, na Road America.
Dessa forma, Palou chegou à Chip Ganassi para a temporada seguinte, conquistando sua primeira vitória pela categoria americana em 18 de abril de 2021, no Barber Motorsports Park. O espanhol superou então as expectativas e se sagrou campeão da Indy nesse mesmo ano.
Em 2022, Álex começou a temporada com pódios em St. Petersburg , Long Beach e Barber, superando seus companheiros de equipe da Ganassi e se colocando em uma boa posição para defender seu título. No entanto, o campeonato do último ano ficou nas mão de Will Power, da Penske, enquanto Palou ficou apenas em 5º na classificação geral.
No momento da produção desta matéria, Álex Palou possui 26 anos e está muito próximo de conquistar seu segundo título da IndyCar com certa facilidade, liderando o campeonato de 2023 com ampla vantagem sobre os demais pilotos do grid.