Simon Pagenaud não foi liberado para correr na Fórmula Indy deste fim de semana nas ruas de Toronto. Com isso, o piloto Tom Blomqvist fará a sua estreia na categoria como piloto substituto.
Pagenaud sofreu uma acidente forte durante os treinos para a recente corrida no Mid-Ohio Sports Car Course. O carro girou sete vezes antes de bater na barreira de pneus. A falha de uma peça fornecida por um vendedor foi apontada como a causa do acidente, que resultou na perda dos freios de Pagenaud no final da reta mais longa do percurso.
O piloto veterano escapou de quaisquer lesões físicas, mas não conseguiu passar nos testes cognitivos administrados pela equipe médica da IndyCar. Conor Daly correu no restante do fim de semana em Mid-Ohio, e agora a Meyer Shank Racing contratou seu piloto estrela da IMSA, Blomqvist, para a corrida de Toronto.
Blomqvist pilotou ao lado de Colin Braun no fim de semana passado no Canadian Tire Motorsport Park, conquistando a pole e conquistando a vitória geral na corrida. O piloto de tripla nacionalidade também venceu o campeonato geral de protótipos da IMSA em 2022, dando à MSR sua maior conquista em corridas de protótipos até o momento.
Blomqvist correrá ao lado de Helio Castroneves neste fim de semana, aprendendo com o brasileiro da melhor maneira possível antes de largar em sua corrida na Fórmula Indy.
Veja aspas de Blomqvist, novo piloto na Fórmula Indy
“Antes de tudo, estou pensando em Simon e esperando que ele se recupere o mais rápido possível para que possa voltar ao volante. Tenho que agradecer a Mike [Shank] e Jim [Meyer] por me considerarem para preencher este fim de semana. Estou definitivamente ansioso para ver o que a IndyCar tem a oferecer.
“Mergulhar direto no fundo do poço é um eufemismo depois de fazer apenas um teste no carro MSR Indy no ano passado. Estou animado, mas ciente dos desafios que surgem durante um fim de semana de corrida, então não estou me pressionando. Só vou lá absorver tudo e dar tudo o que tenho.