O argentino Agustín Canapino marcará presente na oitava prova da Fórmula Indy 2023, o circuito Road America Grand Prix, que ocorre neste final de semana em Elkhart Lake, em Wisconsin.
O piloto já participou das movimentações de treinos-livres realizados nesta sexta-feira (16). Escalado para a prova, ele testou a pista na última semana, à frente do seu Chevrolet Dallara da Juncos Holliger Racing, já que ainda não conhecia o traçado.
No último GP, em Detroit, Canapino terminou na 14ª posição, tendo completado as 100 voltas com 2h02:19. O GP Road America é um dos autódromos mais tradicionais dos Estados Unidos, tendo sido inaugurado em 1955, contemplando uma extensão de 6.515 metros.
Na última temporada, Josef Newgarden faturou a vitória no circuito, travando uma batalha de forte adrenalina com Alexander Rossi, que acabou ficando com o terceiro lugar.
Em termos de classificação, Alex Palou (Chip Ganassi Racing) lidera o Mundial de Pilotos da Fórmula Indy, com 273 pontos. O piloto é seguido de Marcus Ericsson (Chip Ganassi Racing), que aparece com 222 tentos. Canapino, por sua vez, é o 24º colocado, tendo faturado 77 pontos até o momento nas provas disputadas.
A presença de Canapino na Fórmula Indy nesta temporada finda um hiato de 25 anos da Argentina não ter um piloto na categoria. O último representante hermano na categoria tinha sido Juan Manuel Fangio II.
“Para mim, é uma grande oportunidade. Sou muito grato a Ricardo Juncos, Brad Hollinger, ao Circuito de Termas de Río Hondo e a todos os meus patrocinadores que tornaram isso possível. Vou dar o meu melhor a todo o momento para conseguir os melhores resultados possíveis”, afirmou o piloto argentino de 32 anos.
CRONOGRAMA DA FÓRMULA INDY
SEXTA-FEIRA 16/06
17h: Treino 1
SÁBADO 17/06
11h55: Treino 2
14h15: Classificação
DOMINGO 18/06
11h15: Tanques cheios
14h15: Corrida