Colton Herta acabou com o incômodo jejum particular de vitórias na Fórmula Indy, ao dominar o Grande Prêmio de Toronto no último domingo (21).
O piloto da Andretti Global conquistou a pole position e liderou 81 das 85 voltas da única corrida fora dos Estados Unidos no calendário da competição. A equipe conseguiu uma dobradinha com a segunda posição de Kyle Kirkwood.
A vitória de Colton Herta encerrou um tabu de dois anos ou 800 dias sem o automobilista de 24 anos ser o primeiro a receber a bandeirada. Até então, foram 41 corridas sem vitórias desde quando ganhou o GP de Indianápolis misto em 2022.
Depois de conquistar a oitava vitória na carreira na Indy, Herta admitiu estar aliviado com a volta ao lugar mais alto do pódio.
“Não acho que eu tinha qualquer dúvida em mim mesmo, na equipe ou em qualquer um com quem estamos trabalhando, de que não poderíamos vencer de novo ou algo assim”, declarou ao site Motorsport.
Herta: “Nunca sabemos o que vai acontecer na Indy”
Mesmo com a primeira colocação no Canadá, Colton Herta ainda está a 57 pontos atrás do líder do campeonato Álex Palou, na quarta colocação com 354. O espanhol da Chip Ganassi soma 411 pontos, enquanto Will Power (362) e Scott Dixon (358) aparecem na sequência.
Ainda assim, Colton Herta não perdeu a esperança em alcançar Palou na classificação. “É possível. Nos testes, fomos bem melhores que Álex em Milwaukee. Isso não quer dizer que eles não vão encontrar mais velocidade quando voltarmos. Esse é um grande fim de semana de pontos”, comentou.
“Há muitas pistas em que tivemos sucesso no passado surgindo. Sim, eu nunca abaixei a cabeça e disse que o campeonato acabaria em algum momento, só porque você nunca sabe [o que vai acontecer] na IndyCar”, finalizou.