A Fórmula Indy anunciou neste sábado (13) que dois pilotos receberão penalidades de grid para a primeira corrida do evento duplo deste fim de semana no Iowa Speedway. Graham Rahal e Kyffin Simpson perderão posições em relação ao que conseguirem estabelecer na qualificação por conta das punições.
Ambos violaram os regulamentos de motores que limitam o número de motores que cada participante pode usar por temporada, após assumirem novas usinas Honda após a recente corrida em Mid-Ohio. A Honda teve dificuldades no início da temporada e teve que substituir vários motores no grid no início da temporada.
Essas substituições antecipadas agora resultam em penalidades para os pilotos que usam usinas Honda, pois continuam a exigir novos componentes para uso adequado ao longo da temporada. Uma vez que cada equipe tem que usar mais de quatro motores, ela recebe uma queda na grade para cada motor sucessivo e a equipe deixa de ganhar pontos de fabricante.
As punições aplicadas pela Fórmula Indy
Rahal e Simpson perderão nove posições no grid para a corrida de sábado, com a penalidade maior entrando em jogo devido à corrida ocorrer em um oval. Na verdade, Rahal e Simpson receberam penalidades de grid para o GP de Detroit devido à utilização de motores adicionais, e eles se enfrentam novamente neste fim de semana com outra queda no grid.
As penalidades aplicam-se apenas à primeira corrida do fim de semana e não afetam a corrida de domingo à tarde. A qualificação para os eventos duplos Hy-Vee acontece às 16h45, horário central, no sábado à tarde, com a primeira corrida acontecendo às 21h, pelo horário de Brasília.
Álex Palou lidera com folga a temporada da Fórmula Indy com 329 pontos conquistados. Em segundo lugar tempos Will Power om 281 pontos. Patricio O’Ward completa o Top3 com 259 pontos totais, mas Scott Dixon está apenas um ponto atrás e aparece com 258pts.