in

Fórmula Indy desclassifica Penske e Pato O’Ward herda vitória no GP de São Petersburgo

Fórmula Indy tomou uma decisão drástica nesta quarta-feira e desclassificou todos os carros da Penske no GP de St. Petersburgo, em março

Fórmula Indy
Indycar - St. Pete

A Fórmula Indy anunciou na quarta-feira que todas os três carros da Team Penske violaram as regras Push to Pass da série na corrida de abertura em São Petersburgo, no início de março.

Como resultado, Josef Newgarden e Scott McLaughlin foram desclassificados dos resultados e Will Power foi penalizado com 10 pontos no campeonato. Todas as três inscrições perderão o prêmio em dinheiro e serão multadas em US$ 25.000 adicionais. Pato O’Ward, que originalmente cruzou a linha em segundo lugar, foi promovido à primeira posição e é agora o vencedor oficial do Grande Prémio de São Petersburgo.

Por regra, os pilotos da IndyCar não estão autorizados a usar o sistema de impulso Push to Pass integrado nas partidas e reinicializações até que o carro cruze a linha de chegada alternativa, que normalmente está localizada pouco antes do final da volta.

Um sinal eletrônico do farol de cronometragem e pontuação normalmente é enviado ao carro, que então desbloqueia o recurso e o disponibiliza aos pilotos. Os dirigentes da IndyCar notaram irregularidades no sistema Push to Pass da Team Penske durante os treinos no recente evento em Long Beach, e então revisaram cuidadosamente os dados de São Petersburgo para descobrir que o sistema havia sido disputado em uma configuração não aprovada.

Newgarden e McLaughlin usaram especificamente o sistema de impulso durante pelo menos uma das reinicializações e foram considerados como tendo obtido uma vantagem ao implantar o Push to Pass durante o período não permitido. Como Power não utilizou o sistema durante os períodos de reinício, embora pareça que seu sistema lhe teria permitido fazê-lo se tivesse tentado, ele foi penalizado apenas em 10 pontos.

Aspas de Jay Frye, presidente da Fórmula Indy

“A integridade do campeonato da IndyCar Series é fundamental para tudo o que fazemos. Embora a violação não tenha sido detectada em São Petersburgo, a IndyCar descobriu a manipulação durante o aquecimento de domingo em Long Beach e imediatamente abordou o problema, garantindo que todos os carros estivessem em conformidade para o Grande Prêmio Acura de Long Beach. A partir da corrida desta semana no Barber Motorsports Park, novos procedimentos de inspeção técnica serão implementados para impedir esta violação.”

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Fabio Fogaça

“Vitória na raça, de quem trabalhou demais”, desabafa Fogaça

Piloto Farben, Marçal Muller completa marca histórica na Porsche Cup em Interlagos: 100 corridas