in

Fórmula Indy: Pilotos demonstram preocupação com sistema de freio

Fórmula Indy começou a temporada levantando muita preocupação com os pilotos reclamando do novo sistema de freios

Fórmula Indy
Indycar - St. Pete

O início da temporada de 2024 da Fórmula Indy já encontrou vários problemas com o sistema de freios, levantando cada vez mais preocupações pertinentes dos pilotos.

Tivemos até o momento três problemas na atual temporada. O Grande Prêmio de São Petersburgo, que abriu a temporada, apresentou dois problemas de freio no fim de semana, começando com Christian Lundgaard, da Rahal Letterman Lanigan Racing, sofrendo um problema durante os treinos.

Isso foi seguido com o AJ Foyt Racing Chevrolet de Sting Ray Robb preso em uma área de escape com um problema na frente direita que precisava ser eliminado após 33 voltas na corrida. O último ocorreu durante a primeira sessão de testes antes do Desafio de US$ 1 milhão deste fim de semana no The Thermal Club.

Nos 20 minutos finais da corrida de duas horas de testes da manhã de sexta-feira, a dianteira esquerda da Andretti Global Honda nº 28 de Marcus Ericsson pegou fogo enquanto ele fazia o percurso de 17 curvas e 3,067 milhas. Quando ele finalmente conseguiu voltar ao pit lane, sua equipe removeu o pneu e fragmentos de componentes de freio puderam ser vistos caindo do carro no chão.

Em coletiva de imprensa, Kyle Kirkwoos disse que teve problema semelhante ao de seu companheiro de equipe Andretti, o que o levou a expressar a preocupação.

“Esse não foi um item de teste deles, mas claramente esquentou. Não sei se você notou em St. Pete, muitos carros estavam pegando fogo e não conseguiam apagá-los com os sopradores. Isso vem de pessoas que os deixam superaquecidos quando entram nos boxes. Algo em que as pessoas estão trabalhando, eu acho.”

Aspas e James Borner, engenheiro da PFC Brakes da Fórmula Indy

“Sempre que usar carbono, porém, ele atinge altas temperaturas acima de 600°C. Então, dependendo das estratégias de resfriamento, dependendo das proteções do rotor, a resina e as proteções do rotor podem pegar fogo. É por isso que você verá muitas vezes que será um incêndio após uma freada brusca ou algo assim e se um carro parar e não tiver fluxo de ar, o fogo simplesmente aumentará.

Avatar

Escrito por Fabricio Carvalho

Comentários

Loading…

Ricardo Zonta celebra aniversário com o primeiro pódio da Shell na Stock Car em 2024

Max Verstappen da Red Bull

Max Verstappen exalta piloto de simulador da Red Bull