A Indy NXT foi à pista do Iowa Speedway neste sábado (10) para a nona etapa da temporada, após alterações na programação do fim de semana devido às condições climáticas. Com o grid definido pela pontuação do campeonato, Caio Collet, piloto do carro #76 da HMD Motorsports, largou da terceira posição e finalizou a prova em quarto lugar, conquistando seu oitavo top 5 no ano.
A corrida teve um início agitado nas 75 voltas do menor circuito oval do calendário. Após o ataque inicial de Myles Rowe, Collet perdeu uma posição, mas recuperou o terceiro lugar na volta 12, ao realizar uma ultrapassagem precisa sobre Lochie Hughes, registrando, nesse momento, sua melhor volta na disputa.
O oval de Iowa é conhecido pelas velocidades elevadas e pela necessidade de ultrapassagens calculadas. Ao longo da prova, diversas tentativas de avanço no pelotão provocaram bandeiras amarelas consecutivas, limitando as ações em pista até a relargada na volta 37. A partir daí, Collet travou uma intensa batalha com Salvador de Alba, defendendo sua colocação até as voltas finais. No entanto, com o desgaste dos pneus ao longo da prova, o brasileiro foi superado a cinco voltas do fim e recebeu a bandeira quadriculada na quarta posição.

Com o resultado, Caio Collet chega aos 320 pontos no campeonato, reduzindo para apenas 18 a diferença para o vice-líder. O piloto brasileiro vive uma fase consistente na temporada, com uma vitória e quatro pódios consecutivos entre os oito top 5 conquistados até aqui.
A próxima etapa da Indy NXT será entre os dias 25 e 27 de julho, com rodada dupla no tradicional circuito de Laguna Seca.
O que ele disse:
“Foi um fim de semana difícil. Desde ontem, faltou um pouco mais de ritmo e, como não tivemos classificação, fomos direto para a corrida. Arriscamos mais no acerto para ver se conseguíamos melhorar hoje, mas infelizmente ainda faltou ritmo. Pensando no campeonato, o resultado foi positivo, conseguimos reduzir a diferença para o segundo colocado. Agora, o foco total é nas próximas duas etapas, em Laguna Seca e Portland, além dos últimos ovais da temporada, onde ainda precisamos melhorar alguns pontos, e voltar à disputa por pódios e brigar por mais vitórias.”
Caio Collet
Indy NXT – Classificação após nove etapas (top 5):
1. Dennis Hauger (NOR) 414 pontos
2. Lochie Hughes (AUS) 338
3. Caio Collet (BRA) 320
4. Myles Rowe (USA) 287
5. Salvador De Alba (MEX) 258
