O mês de julho é um dos períodos mais movimentados do calendário da IndyCar e da Indy NXT, último degrau do Road to Indy. Com etapas consecutivas, cada desafio exige dos pilotos rápida adaptação e evolução constante, especialmente em um mês que começa no técnico circuito de Mid-Ohio e já segue para uma das pistas ovais mais emblemáticas da temporada: Iowa, conhecida como “a pista curta mais rápida do planeta”. E o único brasileiro no grid da Indy NXT, Caio Collet, chega à nona etapa com ritmo forte e consistente, acumulando quatro pódios seguidos, incluindo uma vitória e a consolidação de seu nome na disputa pelo título da categoria.
Representando a HMD Motorsports, o piloto do carro #76 vive uma fase sólida no campeonato. Ao todo, soma seis pódios em oito corridas e esteve entre os cinco primeiros em todas as sessões de treinos realizadas até aqui. Nas classificações, tem sido constante e competitivo, ficando a milésimos da pole em algumas etapas. A performance o coloca entre os protagonistas da temporada 2025.
A nona etapa será disputada no Iowa Speedway, um oval de alta velocidade e o mais curto do calendário. Com apenas 1,408 km de extensão, o circuito possui curvas com inclinação variável entre 12 e 14 graus, além de retas com 10 (dianteira) e 4 graus (traseira). As 75 voltas da prova tornam-se intensas e rápidas, com a categoria principal completando cada volta em cerca de 18 segundos, a pista exige preparo físico e mental elevado por parte dos competidores.

Collet ocupa atualmente a terceira colocação no campeonato, a 36 pontos do vice-líder, e chega determinado a manter a boa fase e encurtar a distância na tabela.
As atividades de pista começam na sexta-feira (11), às 14h30 (horário de Brasília), com o treino livre, seguido pela classificação às 19h35. No sábado (12), a corrida será disputada às 14h30, com duração de 75 voltas e transmissão ao vivo pela ESPN 4, ComBrasil TV e Disney+.
O que ele disse:
“Estou muito animado para voltar às pistas ovais. Gateway foi o primeiro oval do ano e fomos muito competitivos, brigando pela pole e liderando mais da metade da corrida. Evoluímos bastante desde então, mas Iowa é bem diferente, é um oval muito mais curto. Fizemos um teste no meio do ano por lá, que foi essencial para entender melhor o traçado. Agora é alinhar todos os detalhes para o final de semana. Um dos meus objetivos pessoais na temporada, além de lutar por vitórias, é conquistar uma vitória em circuito oval. Temos mais uma oportunidade para isso e se Deus quiser, vamos conseguir. Vamos trabalhar muito para estarmos prontos. Será uma corrida longa, com muito calor, e precisamos estar preparados para entregar o máximo.”
Caio Collet
Indy NXT – Etapa 9 – Iowa (Horários de Brasília):
Sexta-feira, 11 de julho
14:30 – Treino livre
19:35 – Classificação
Sábado, 12 de julho
14:30 – Corrida (75 voltas)
Indy NXT – Classificação após oito etapas (top 5):
1. Dennis Hauger (NOR) 371 pontos
2. Lochie Hughes (AUS) 324
3. Caio Collet (BRA) 288
4. Myles Rowe (USA) 236
5. Josh Pierson (USA) 224
