in

Indy NXT pode diminuir número de carros nas provas

Categoria de base da Indy pode ter uma quantidade menor de competidores no futuro

Caio Collet
O brasileiro Caio Collet compete na Indy NXT (Divulgação/Indy NXT)

Segundo Mark Miles, o CEO da Penske Entertainment, empresa que detém os direitos da Indy NXT, as próximas temporadas podem ser marcadas pela diminuição no número de veículos na categoria.

A ideia, de acordo com Miles, é limitar o número de inscrições por equipe no campeonato.

Na categoria principal da empresa, a Indy, as equipes são uma espécie de franquia, como ocorre na NBA, e têm presença garantida em todas as temporadas — a regra só não se aplicaria às 500 milhas de Indianápolis.

Com essa mudança, as equipes terão direito a apenas e carros no máximo por corrida. Atualmente, equipes como a Ganassi, tem cinco carros competindo.

Desta forma, equipes com vários pilotos, como a HMD, seriam prejudicadas. O time de Michael Andretti, por exemplo, tem seis carros no campeonato se considerarmos Andretti Cape na conta.

Portanto, tudo indica que a Penske Entertainment parece estar querendo retornar à época da Indy Lights, que tinha grids bem menores do que a Indy NXT.

Porém, tudo ainda está em estudo. Segundo Mark Miles, a ideia ainda não está pronta para ir para “o papel”. No entanto, ele e seu time seguem analisando uma maneira de reduzir o número de carros por equipe.

Assim, tudo indica que a Penske Entertainment acredita que um número menor de carros por equipe tornaria a competição mais acirrada e a dedicação a esses veículos maior.

Obviamente, as equipes que tem vários carros competindo são contra a mudança.

Nos próximos dias, a Indy NXT para por aproximadamente um mês. Depois disso, a categoria retorna no dia 17 de agosto com o GP de Gateway, em Illinois.

Renato Roschel

Escrito por Renato Roschel

Editor-chefe do Nas Pistas. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

Comentários

Loading…

Pedro Acosta

Pedro Acosta impressiona Paul Trevathan, figura experiente do MotoGP

Kyle Larson, piloto da Nascar

Nascar Cup Series: Kyle Larson vence a primeira em Indianápolis