Na única etapa de rodada dupla da Fórmula Indy na temporada, o fim-de-semana foi de Josef Newgarden. Assim, o piloto norte-americano da Penske triunfou nas duas corridas de distância completa realizadas no sábado (22) e no domingo (23), em Iowa Speedway.
Dessa forma, o bicampeão da Indy em 2017 e 2019 confirmou a sua supremacia em circuitos ovais. Então, Newgarden obteve a sua quinta vitória consecutiva neste formato de pista, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis.
No treino oficial de sábado (22) que definiu o grid de largada das duas provas em Iowa, Will Power (Penske) obteve a pole position em ambas. Na corrida 1 disputada horas depois, Josef Newgarden saiu na terceira posição. Então, o carro número 2 superaria Power a partir da segunda metade da prova.
Apenas seu companheiro de Penske, Scott McLaughlin, tentou se aproximar de Newgarden algumas vezes, mais sem superar o bicampeão. Assim, McLaughlin foi o segundo colocado.
Pato O’Ward (Arrow McLaren) terminou na terceira posição, enquanto Marcus Ericsson (Chip Ganassi) ficou na quarta posição e Will Power em quinto. O brasileiro Helio Castroneves (Meyer Shank) cruzou a linha de chegada em 14º.
Na corrida 2 de domingo (23), Josef Newgarden largou em sétimo. Mas não demorou para o bicampeão da Indy assumir a ponta. Assim, a prova não apresentou problemas para o norte-americano, até a bandeira amarela ser provocada por uma batida de Ryan Hunter-Reay (Ed Carpenter) no muro, faltando 10 voltas para o término.
Então, Josef Newgarden sustentou a pressão na relargada e venceu a corrida 2, com Will Power cruzando a linha de chegada em segundo. Álex Palou (Chip Ganassi) ficou em terceiro, enquanto Felix Rosenqvist (Arrow McLaren) acabou em quarto e Scott McLaughlin em quinto. Helio Castroneves concluiu a etapa em 16º.
Josef Newgarden reduziu a distância para Álex Palou na disputa do título da Indy
Álex Palou se mantém na liderança da Fórmula Indy. O piloto espanhol da Chip Ganassi se classificou em oitavo lugar na corrida 1 e em terceiro na corrida 2. Assim, se mantém na ponta do campeonato, mas a diferença para o vice-líder foi reduzida de 117 para 80 pontos.
Dessa forma, Álex Palou agora soma 477 pontos na temporada 2023 da Indy. Com as duas vitórias, Josef Newgarden ultrapassou Scott Dixon (Chip Ganassi) e agora tem 397, contra 357 de Dixon. Na quarta posição, está Marcus Ericsson, que tem 330 pontos, um na frente de Scott McLaughlin e Pato O’Ward, que estão empatados em quinto com 329.
O atual campeão Will Power está em sétimo na competição com 316 pontos. Por fim, Helio Castroneves é o vigésimo, somando 143. A próxima etapa da Fórmula Indy, a 13ª da temporada, será o GP de Nashville, em 6 de agosto.