A Fórmula Indy tem um novo vencedor em seu hall de pilotos. Trata-se do dinamarquês Christian Lundgaard, que conquistou sua primeira vitória na categoria, ao vencer o GP de Toronto, 16ª etapa da temporada. A prova foi realizada neste, domingo, 16 de julho.
Com a vitória, Lundgaard devolve a equipe, capitaneada por Bob Rahal, ao lugar mais alto do pódio, algo que não acontecia, desde agosto de 2020, quando Takuma Sato venceu as 500 Milhas de Indianápolis.
Vale lembrar que a tradicional prova teve a data alterada, por conta da pandemia de Covid-19.
Mas voltando a prova de hoje, Alex Palou, com o bico de sua Chip Ganassi quebrado, cruzou em segundo e Colton Herta da Andretti fechou o top 3. Helio Castroneves da Mayer Shank não completou o GP.
“Estou extasiado o que aconteceu. O carro foi rápido, durante todo fim de semana. E eu falei isso para o time: temos um carro para vencer. Foi o que aconteceu”, comemorou o piloto de 21 anos.
A primeira volta foi marcada por uma grande batida que levou para fora da corrida: Benjamin Pedersen, Ryan Hunter-Reay, Tom Blomqvist, Jack Harvey e Devlin DeFrancesco.
Com o reinicio da prova, na volta 8, Lundgaard abriu vantagem, sobre o resto do pelotão. Uma nova bandeira amarela surgiu na volta 45 com Romain Grosejan estampando o muro. No giro 53, a bandeira verde foi acionada, mas o momento de ação, durou pouco: na volta seguinte, Helio Castroneves foi acertado, na traseira, por Kyle Kirkwood e rodou sozinho.
Com isso, Palou pegou uma “rebarba” da confusão, o que acabou danificando seu bico.
Quem é Christian Lundgaard
Antes da Indy, o dinamarquês, que está em sua terceira temporada nos EUA, Christian passou pela Fórmula 2 e 3.
O campeonato
1º Alex Palou – 417pts;
2º Scott Dixon – 300 pts;
3º Josef Newgarden – 291 pts;
4º Marcus Ericsson – 275 pts;
5º Pato O´Ward – 274 pts.
Quando a Indy volta
A Fórmula Indy volta no próximo fim de semana, dias 22 e 23 de julho, para a rodada dupla do GP de Iowa.