in

Penske suspende chefe de equipe após escândalo na Fórmula Indy

Penske tomou atitudes importantes em relação ao escândalo do push-to-pass na Fórmula Indy e suspendeu o diretor de corridas na Fórmula Indy

Roger Penske
Fórmula Indy

O chefe Roger Penske suspendeu quatro membros seniores de sua equipe na IndyCar (incluindo o chefe de equipe responsável pelas operações do carro na Indy) e pediu desculpas pelos “erros cometidos” no recente escândalo push-to-pass.

Dentre os suspensos temos Tim Cindric, que é o presidente de todas as suas operações de corrida da equipe Penkse na Fórmula Indy, juntamente com o diretor administrativo de longa data, Ron Ruzewski. Ao todo, quatro indivíduos foram suspensos para as próximas duas corridas, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis.

A integridade da equipe Penske foi questionada pelo paddock depois que os dirigentes da IndyCar desqualificaram o vencedor da corrida de São Petersburgo, Josef Newgarden, e o terceiro colocado, Scott McLaughlin, por uso ilegal do sistema push-to-pass na abertura da temporada do mês passado.

O carro de seu companheiro de equipe Will Power também tinha o mesmo software, que resultou de uma mudança de código durante os testes híbridos que não foi removida quando a temporada de 2024 começou, mas os dados não o consideraram culpado de usá-lo de maneira indevida. Ele ainda perdeu 10 pontos, enquanto todos os três foram multados em US$ 25.000 cada e perderam o prêmio em dinheiro.

Após uma investigação interna completa sobre o que aconteceu, com muitos no paddock declarando extraoficialmente que não acreditavam nas declarações sobre as circunstâncias da situação, a Penske reagiu. O engenheiro de corrida de Newgarden, Luke Mason, o homem a quem ele deu muito crédito por seu sucesso na Indy 500 em 2023, e o engenheiro de dados sênior de Power também estão suspensos por duas corridas.

Nota oficial divulgada pela Team Penske

“Após as penalidades impostas à equipe e aos pilotos da Team Penske INDYCAR após Long Beach, a Team Penske concluiu uma revisão interna. Após uma análise completa e abrangente das informações, a equipe Penske determinou que houve falhas significativas em nossos processos e comunicações internas. Como resultado, Luke Mason [engenheiro de corrida nº 2] e Robbie Atkinson [engenheiro de dados sênior] serão suspenso da equipe Penske nas próximas duas corridas da INDYCAR, incluindo as 500 milhas de Indianápolis.”

“Além disso, Ron Ruzewski [diretor administrativo da equipe na INDYCAR] também será suspenso nessas duas corridas, junto com Tim Cindric [presidente da equipe], que é responsável por todas as operações da equipe Penske.”

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Lando Norris, McLaren GP de Miami

GP de Miami registra recode histórico de audiência da F1 nos EUA

Carlos Sainz, piloto cotado para defender a Mercedes

Mercedes avalia contratação de Sainz, reconhece Toto Wolff