Visando a temporada de 2024 da Fórmula Indy, Pietro Fittipaldi começou os testes com a Rahal Letterman Lanigan Racing, sua nova equipe. O neto de Emerson de 27 anos retornará à competição no ano que vem, depois de ter participado de algumas corridas das edições de 2018 e 2021 pela Dale Coyne.
Atualmente piloto reserva da Haas na Fórmula 1, Pietro Fittipaldi será o único brasileiro no grid integral da Fórmula Indy. Afinal, Hélio Castroneves só se dedicará às 500 Milhas de Indianápolis, enquanto Tony Kanaan se aposentou no campeonato.
Na semana passada, o piloto dirigiu por 115 voltas o carro Honda de número 30, no circuito de Sebring International Raceway. Foi a primeira vez que entrou no cockpit de um veículo da IndyCar, depois de sua atuação na Indy 500 em 2021.
“O carro da Indy é muito mais físico de dirigir”, analisou Pietro Fittipaldi
Em entrevista para o portal Motorsport, Pietro Fittipaldi ressaltou a necessidade de uma melhora física para adquirir uma atuação mais consistente ao volante.
“Nas corridas de enduro tive que perder muito peso, porque quanto mais leve você é, mais leve fica o carro. Na IndyCar, você pode ser basicamente tão pesado quanto quiser. Então eu sei que na IndyCar com certeza vou ganhar peso e tentar ganhar massa muscular, porque o carro é muito mais físico de dirigir“, avaliou o novo piloto titular da Rahal Letterman Lanigan Racing.
Pietro Fittipaldi reforçou a necessidade de obter mais peso. “Fiz muitas voltas, mas sei que se você for para pistas com curvas de maior velocidade, mais downforce e outras coisas, o volante vai ficar mais pesado. Então, preciso estar fisicamente mais pesado para poder suportar esse peso da direção com mais facilidade. Acho que isso é algo inesperado“, declarou.
O neto de Emerson Fittipaldi correu na Fórmula Indy em nove oportunidades, sendo seis etapas em 2018 e três em 2021. Seu melhor resultado foi um nono lugar em Portland, há cinco anos. Em 2020, atuou pela Haas em dois Grandes Prêmios da Fórmula 1: em Sakhir e em Abu Dhabi.
Na Rahal Letterman Lanigan Racing, será companheiro de Graham Rahal e Christian Lundgaard, além da possibilidade de Juri Vips ser o quarto piloto.