Álex Palou não vence há cinco etapas na IndyCar. Afinal, se classificou em sétimo lugar na corrida de sábado (12), em Indianápolis Motor Speedway. Mesmo com a colocação considerada apenas razoável no GP de Indianápolis 2 do fim-de-semana, o piloto espanhol do Chip Ganassi está cada vez mais proximo do bicampeonato da Fórmula Indy.
Afinal, o automobilista de 26 anos, vencedor da temporada de 2021 da IndyCar, contou com o insucesso de Josef Newgarden em Indianápolis. Então na segunda colocação do campeonato, o norte-americano da Penske terminou a prova apenas na 25ª posição.
Assim, Newgarden foi ultrapassado pelo veterano Scott Dixon (Chip Ganassi), que venceu pela primeira vez na temporada 2023 da IndyCar. Desse modo, o veterano neozelandês hexacampeão da categoria assumiu a vice-liderança do campeonato com 438 pontos. Ou seja, 101 atrás de Álex Palou, que soma 539. Já Newgarden tem 434 pontos na terceira colocação.
Nesse sentido, se iniciou uma contagem regressiva para a confirmação do título de Álex Palou na IndyCar, em 2023. Faltando três etapas para o encerramento da temporada, o espanhol pode garantir o bicampeonato já na próxima corrida, no GP de Gateway. A prova acontecerá em Madison, no Estado de Illinois, em 27 de agosto. Será a última etapa em circuito oval no ano.
Palou teria que chegar apenas em nono nas últimas corridas da IndyCar
Álex Palou apresenta 101 pontos de vantagem com relação a Scott Dixon e 105 sobre Josef Newgarden. Nas três corridas que fecharão o ano na IndyCar, restam no máximo 162 pontos em disputa. Portanto, o espanhol garantirá o título já em Gateway se conquistar 62 no fim do mês.
Assim, mesmo se Dixon ou Newgarden atingissem as pontuações máximas, teriam dificuldades para alcançar Palou. Nem mesmo se um deles ganhasse a corrida, o que daria 50 pontos ao piloto, além de obter também mais um pela pole, outro por liderar em pelo menos uma volta e mais dois pontos de bônus por liderar a maioria delas.
Mesmo que Newgarden ou Dixon tenham um fim-de-semana perfeito em Gateway, Álex Palou seria campeão matematicamente, na pior das hipóteses, com uma nona colocação nas três provas finais. Aliás, a pior posição obtida pelo espanhol na temporada 2023 da IndyCar foi o oitavo lugar.
Newgarden é favorito no GP de Gateway
Para Álex Palou ser campeão já na próxima corrida, precisará ter uma classificação melhor do que Dixon e Newgarden em Gateway. Ou seja, se o catalão ampliar a distância do segundo colocado de 101 para 109 pontos ao término da rodada, o bicampeonato estará confirmado. Mesmo que encerre com 99 pontos de distância para o vice-líder, bastaria largar nas duas últimas corridas para obter a pontuação mínima suficiente.
Mas para Álex Palou ser campeão já em Gateway, terá que superar o favoritismo de Josef Newgarden. Afinal, o norte-americano da Penske venceu todas as provas ovais de 2023. Além disso, o catalão da Chip Ganassi terá que cumprir uma punição pendente ainda oriunda das 500 Milhas de Indianápolis, em maio.