Na base da habilidade e estratégia, o neozelandês Scott McLaughlin da Penske venceu o GP do Alabama, neste domingo, 30 de abril.
Romain Grosejan da Andretti terminou em segundo e Will Power, também da Penske, completou o pódio.
“Eu posso chamar isso de dirigir com alegria. Fico feliz de ter feito, a corrida que fiz, um pouco na estratégia. Inclusive, no momento em que passei o Grosejan”, explicou o vencedor, dono do carro nº3.
O momento chave se deu na volta 72, quando Scott McLaughlin aproveitou que o francês estava na ponta, praticamente, desde o inicio da prova, depois de largar na pole, mas já sem push to pass para administrar a vantagem.
Foi aí, que Big Mac abriu pela esquerda e assumiu a ponta para não mais largá-la, até o final.
“Dói perder assim. Três paradas nunca vence em Barber, mas hoje a janela ficou aberta. McLaughlin e Power iriam para três paradas. Estavam no limite, mas a estratégia foi repensada. Tinha um carro incrível nas mãos, dei 100% de mim, mas eles mereceram”, analisou um consternado Romain Grosejan.
Pato O´Ward da McLaren completou a linha de chegada em quarto com Alex Palou da Chip Ganassi fechando o top 5 no circuito misto. Helio Castroneves, em mais uma prova apagada pela Mayer Shank, cruzou apenas na 21ª colocação.
Indy para por uma semana
Agora, a Fórmula Indy para por uma semana, e volta a correr no próximo dia 13 de maio no misto de Indianápolis.
O campeonato
1º Marcus Ericsson (Chip Ganassi) 130 pontos
2º Pato O´Ward (McLaren) 127
3º Alex Palou (Chip Ganassi) 121
4º Scott McLaughlin (Penske) 119
5º Romain Grosejan (Andretti) 115
20º Helio Castroneves (Mayer Shank) 45