Agustín Canapino é um dos atuais ídolos do automobilismo da Argentina. Assim, o piloto de 33 anos está fazendo a sua primeira temporada na Fórmula Indy, defendendo a equipe Juncos Hollinger Racing (JHR). Atualmente, é o 21º colocado no campeonato, com 132 pontos.
No próximo mês de agosto, o argentino retornará ao seu país para a disputa das seis últimas provas da Stock Car Turismo Carretera (ACTC). Hoje na Indy, Canapino despontou nos esportes a motor nesta competição, da qual foi campeão em quatro oportunidades, nas temporadas de 2010, 2017, 2018 e 2019.
Buenos Aires é a “catedral do automobilismo”, declarou Canapino
Assim, as seis corridas de Canapino na ACTC não irão conflitar com seus compromissos na Indy. “É uma bela oportunidade de voltar para a família Turismo Carretera e ver todos os fãs incríveis mais uma vez”, declarou o piloto argentino, ao portal MotorsportWeek.
Então, Canapino considera Buenos Aires a “catedral do automobilismo”, demonstrando eterna gratidão às suas raízes. “Foi o local onde consegui o meu primeiro título de campeão aos 20 anos, em 2010, e tudo mudou para mim a partir desse dia”, ressaltou.
As primeiras participações de Canapino na Stock Car da Argentina acontecerão nos dias 19 e 20 de agosto. O palco será o Autódromo Juan y Oscar Galvez, em Buenos Aires. Nestas datas, não haverá corrida da Fórmula Indy.
Desse modo, Canapino conduzirá um carro também de número 78 de cores verde e preta, similares ao modelo da JHR que pilota nos Estados Unidos. As demais etapas da ACTC ocorrerão logo após o fim da temporada 2023 da Fórmula Indy, que se encerrará com o GP de Laguna Seca, em 10 de setembro.
A atuação do piloto argentino na Stock Car de seu país é celebrada por Ricardo Juncos, dono da equipe JHR da Indy. “Para Agustin correr novamente na ACTC, sendo um piloto da IndyCar, é uma oportunidade que se apresentou de forma muito bonita. Canapino merece o apoio de todos”, declarou o dirigente, que também revelou a aprovação do co-proprietário da JHR, Brad Hollinger.
Outros pilotos da Indy poderão correr com Canapino na Argentina
Por fim, a participação de Canapino na Stock Car argentina motivou o interesse de colegas da Indy. O neozelandês Scott McLaughlin “se convidou” em sua rede social. “Amigo, existem outros carros que precisam de motoristas?”, escreveu em seu Twitter, ao retuitar a mensagem da ACTC.
Então, o piloto da Penske já recebeu um convite oficial da Stock Car Turismo Carretera para a corrida em Buenos Aires no dia 20 de agosto. Além disso, Álex Palou e Pato O’Ward são outros que demonstraram vontade de correr na Argentina.
Antes de Canapino correr na ACTC, o piloto estará em ação pela JHR no GP de Nashville, a próxima etapa da Indy que acontecerá em 6 de agosto.