O próximo domingo (28) marcará o fim de uma era na Fórmula Indy. Assim, Tony Kanaan se despedirá da categoria nas 500 Milhas de Indianápolis. O veterano piloto da McLaren de 48 anos fará sua última corrida na carreira no tradicionalíssimo circuito oval. O baiano largará na nona colocação.
Na página IndyStar, Tony Kanaan divulgou uma mensagem para seus admiradores. “Vou dirigir com o plano de comemorar com meus 400.000 amigos mais próximos”, intitulou o campeão da Fórmula Indy de 2004 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2013. Então, o brasileiro escreveu uma carta aberta em que exalta os fãs e também se dirige à própria Indy 500, afirmando que a edição deste fim-de-semana será “a corrida de sua vida”.
Confira a mensagem na íntegra de Tony Kanaan
“Queridos fãs,
Enquanto faço minha última corrida nas 500 Milhas de Indianápolis e corro na IndyCar, quero dizer obrigado. Sempre disse que os pilotos de carros de corrida não são nada sem os fãs que nos apoiam, e isso foi sentido quando anunciei minha primeira aposentadoria em 2020 e depois corri em um IMS (Indianapolis Motor Speedway) vazio. Eu simplesmente não conseguia ir embora depois de uma corrida como aquela – arquibancadas vazias e campo interno, nenhum rugido da multidão e uma ausência do que torna o Indy 500 tão especial: vocês, os fãs que ajudam a torná-lo o maior espetáculo da corrida.
Você esteve comigo nos altos e baixos da minha carreira de piloto e em todos os momentos intermediários. Amo correr, nasci para isso e lutei muito para chegar onde estou hoje, mas é por causa de todos vocês que é tão difícil correr minha última volta na série NTT IndyCar. É por sua causa que minha família e eu adoramos chamar Indianápolis de lar. Você me deu as mais calorosas boas-vindas e, na pista ou fora dela, sempre fico impressionado com o incrível apoio que você me deu ao longo dos meus 27 anos nesta série.
Desde que anunciei minha aposentadoria, fiquei impressionado com as cartas que recebi e as histórias que ouvi dos fãs. Essas cartas e as lembranças que você compartilha significam o mundo para mim, e nunca esquecerei muitas dessas lembranças. Esses momentos significam tanto para mim quanto para você.
“Espero estar nas arquibancadas no ano que vem”, disse o baiano
Tomar a decisão de anunciar a 107ª edição das 500 milhas de Indianápolis como a minha última não foi fácil, mas é algo que me deixa bem. Vou sentir falta, claro, mas estou em paz com isso. Posso prometer a você que vou dirigir com o plano de beber leite no dia da corrida, pronto para comemorar com meus 400.000 amigos mais próximos enquanto encerro meu capítulo final na IndyCar.
Você me perguntou o que eu pretendo fazer no ano que vem no dia da corrida? Bom, espero estar com vocês, levando tudo das arquibancadas, vivenciando esse lugar especial de uma forma diferente, aproveitando cada momento como torcedor.
Mas, primeiro, tenho uma coisa em que me concentrar, que é conduzir a corrida da minha vida”.