Neste domingo (27), acontecerá a antepenúltima etapa da temporada 2023 da Fórmula Indy. O GP de Gateway, também conhecido como GP de St. Louis, é a corrida derradeira do ano em circuitos ovais. A largada no World Wide Technology Raceway será às 16h30. Os horários são de Brasília.
A transmissão ao vivo da corrida na televisão aberta será da TV Cultura, com narração de Géferson Kern e comentários de Bia Figueiredo. O app Cultura Play também acompanhará a prova.
Já no Grupo Disney, a cobertura vai ser mais abrangente. O treino oficial de sábado (26) será transmitido pela plataforma Star+ a partir das 15h. O streaming também exibirá a corrida ao vivo, assim como o ESPN 4 na TV fechada, às 16h30. A narração é de Thiago Alves, com comentários de Christian Fittipaldi e Edgard Mello Filho.
Palou pode ser campeão na Fórmula Indy no domingo, enquanto Newgarden é favorito em Gateway
O GP de Gateway terá 250 voltas no circuito de 1,25 milhas de extensão. O favoritismo é do norte-americano Josef Newgarden, que venceu todas as provas ovais da Indy, desde o próprio GP de St. Louis do ano passado. O piloto da Penske já soma cinco vitórias seguidas neste tipo de circuito, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis de 2023, em maio.
Álex Palou pode ser campeão já neste fim-de-semana. O espanhol da Chip Ganassi lidera com 101 pontos de vantagem sobre seu parceiro de equipe Scott Dixon e está 105 na frente de Josef Newgarden. Para conquistar o título com antecipação, algo que não acontece desde 2005 na Indy, o catalão precisa abrir mais oito pontos para Dixon, além de mais quatro contra Newgarden.
Se vencer em Gateway, Palou ganhará um bônus extra de US$ 1 milhão, pois seria o primeiro piloto do ano a vencer provas em circuitos ovais, mistos e de rua. Os outros competidores que ainda concorrem ao prêmio são o sueco Marcus Ericsson (Chip Ganassi) e o americano Kyle Kirkwood (Andretti Autosport).