Medalhista no FIA Motorsport Games e piloto regular da Stock Light, Gabriel Koenigkan mostrou mais uma vez porque é considerado um dos grandes nomes da nova geração do automobilismo brasileiro. Com um currículo que reúne títulos no kart como o Campeonato Brasileiro, a Copa São Paulo Light e vitórias internacionais, o brasiliense brilhou neste sábado (26) na disputa da categoria OKN na 26ª Copa Brasil de Kart, em Aracaju (SE).
Na primeira bateria do dia, Gabriel largou da quarta posição, com Firas Fahs na pole. Já na largada, Olin Galli assumiu a ponta, enquanto Koenigkan pulou para terceiro e, logo na segunda volta, já ocupava o segundo lugar. A partir daí, travou uma intensa batalha com Fahs, Crocce, Galli e Lucas Moura.
Na sexta volta, o brasiliense fez uma bela ultrapassagem para assumir a liderança, abrindo vantagem enquanto os concorrentes ainda brigavam entre si. Mas a margem não durou muito: Moura, ao assumir a segunda colocação, partiu em ataque direto à liderança. O quarteto da frente – Koenigkan, Moura, Crocce e Galli – andava no mesmo ritmo, disputando volta a volta de forma intensa.

Na volta 15, Crocce conseguiu uma manobra e assumiu a ponta por uma volta. Koenigkan caiu para segundo, mas reagiu com um ataque cirúrgico para retomar a liderança. Aproveitando o momento em que seus adversários também se enfrentavam, o piloto do kart #7 teve a chance de abrir um segundo de vantagem e cruzar a linha de chegada na primeira colocação.
Na segunda bateria do sábado, Gabriel largou forte e completou a primeira volta na liderança, mas foi superado por Olin Galli na volta seguinte. Koenigkan permaneceu colado no veterano e, na volta 15, recuperou a ponta, porém, foi tocado na curva zero e acabou cedendo novamente a posição. A partir dali, pressionou Galli intensamente, tentando a ultrapassagem por fora na penúltima volta, mas teve o caminho fechado. A disputa acirrada favoreceu a aproximação de Enzo Prando, que entrou na briga pelo segundo lugar. Mostrando garra até o fim, o medalhista do FIA Motorsport Games segurou a posição e finalizou a segunda bateria em segundo lugar.
Com os resultados do sábado, Koenigkan segue como um dos grandes candidatos ao título da Copa Brasil de Kart. A grande final acontece neste domingo (27), com largada prevista para as 11h35. Gabriel parte da segunda posição no grid com transmissão ao vivo pelo canal da CBA no YouTube.
O que ele disse:
“Nós tivemos duas baterias nesse sábado e na primeira corrida mesmo com problema no nosso set de pneus na classificação e largando de quarto, conseguimos vencer. Largamos a segunda bateria de primeiro e terminamos em segundo, usamos essa bateria para estudar o que poderíamos melhorar para a final de amanhã. Estamos com as expectativas bem alta, estamos muito rápido e acredito que podemos fazer um bom trabalho com a equipe para sairmos amanhã com a vitória.”
Gabriel Koenigkan
