Dois acidentes impressionantes interromperam o GP da Catalunha, 11ª etapa da temporada 2023 da MotoGP, antes do fim da primeira volta. Um deles envolveu o líder e atual campeão Francesco Bagnaia. No fim, Aleix Espargaró liderou a dobradinha da Aprilia, com Maverick Viñales em segundo.
Tudo começou ainda na largada. Enquanto Bagnaia saiu melhor, com Jorge Martín subindo para a segunda posição, aproveitando uma saída ruim das Aprilias de Aleix Espargaró e Maverick Viñales, a confusão começava atrás. Cinco pilotos, Fabio Di Giannantonio, Johann Zarco, Enea Bastianini, Álex Márquez e Marco Bezzechi acabaram caindo no ‘strike’ da primeira curva.
Poucas curvas depois, Bagnaia atacou com força a zebra e, ao entrar na segunda perna do S, já estava se desequilibrando e acabou caindo da moto no meio da pista. Em meio à confusão, uma KTM, possivelmente de Brad Binder, acabou passando por cima da perna do italiano. Ele foi encaminhado ao Hospital Geral da Catalunha para mais exames. Na ambulância, o italiano foi bastante aplaudido pelo público presente no autódromo.
Depois, a Ducati confirmou que Bagnaia sofreu múltiplas contusões, mas nenhuma fratura. Com isso, ele acompanhará a equipe no GP de San Marino do próximo final de semana. Pelas redes sociais, Pecco publicou uma foto com a legenda: “Hoje só posso dizer muito obrigado”. Já Bastianini sofreu uma fratura não-deslocada do maléolo medial do tornozelo esquerdo e uma fratura subcapital do segundo metacarpo da mão esquerda. O italiano passará por cirurgia nos próximos dias e, com isso, está fora do GP em Misano.
Esta é a segunda vez que Bastianini se lesiona em 2023. O italiano fraturou o ombro no GP de Portugal e ficou fora de cinco corridas.