O espanhol Aleix Espargaró faturou no último final de semana o seu primeiro pódio na atual temporada da MotoGP. A exemplo da situação ocorrida na Sprint Race do sábado (24), o piloto da Aprilia acabou herdando o terceiro lugar na prova de Assen, na Holanda, após punição contra Brad Binder, da KTM.
O sul-africano acabou sendo penalizado tanto na sprint como na corrida por excesso de velocidade em zonas específicas, e ambas oportunidades, teve que “entregar” o terceiro lugar no pódio para Aleix Espargaró.
Após a disputa, o espanhol comentou sobre o assunto, lamentando que o concorrente tenha sido penalizado, e ainda fez questão de enaltecer o espírito de disputa.
“Foi claro. Lamento pelo Brad, mas é uma regra das corridas. Sabia que ele ia ter dificuldades com o pneu que tinha, ele estava a deslizar por todo o lado a tentar fechar. Ele acelerou cedo porque eu estava muito perto e cometeu o erro, eu percebi logo quando ele tocou o verde. Lamento por ele, mas é uma regra. Tivemos uma boa luta com o Brad, ele é um piloto muito talentoso. Não é fácil estar a lutar pelo pódio, acho que ele vai ser o nosso principal rival na Aprilia, o Brad e a KTM, pelo top-5 no campeonato. Hoje ganhámos nós”, pontuou Aleix Espargaró.
Ainda na entrevista, ele mencionou o fato do irmão, Pol Espargaró ter voltado ao paddock. Ainda em processo de recuperação, após um grave acidente, ele ainda deve precisar de alguns meses para retornar à MotoGP.
“O Pol não queria vir, disse que ia ser muito difícil para ele. Mas insisti muito nas últimas duas semanas, disse que ele tinha de vir e falar com a imprensa, provar ao mundo que estava bem, porque todos iam ficar felizes por vê-lo. Fiquei feliz por ele, sei as dificuldades por que ele passou nestes dois meses”, destacou Aleix Espargaró.
A MotoGP agora contempla o seu período de férias e retorna às atividades somente em agosto, com o GP de Silverstone, na Inglaterra.