A volta da MotoGP após o período de férias foi alucinante com o GP de Silverstone, neste domingo (04). Vitorioso na Sprint Race no dia anterior, Enea Bastianini obteve um desempenho alucinante nas últimas voltas e superou os ponteiros Francesco Bagnaia e Jorge Martín para terminar com o P1, se consolidando como terceiro colocado no campeonato, que agora tem novo líder.
Apesar da derrocada no final, Martín recupera o topo da classificação, agora ostentando três pontos de frente em relação a Bagnaia, que a exemplo do espanhol, teve problemas com desgaste de pneus, e acabou sendo “engolido” pelo companheiro de Ducati, ficando assim com a terceira posição na prova.
O cenário para o atual bicampeão da MotoGP só não foi pior porque Enea Bastianini exerceu uma forte pressão sobre Jorge Martín, e no “apagar das luzes”, obteve a ultrapassagem contra o espanhol, evitando assim que ele abrisse uma frente maior no topo da tabela.
A vitória de Enea Bastianini quebra uma sequência de quatro triunfos consecutivos de Bagnaia na categoria, e deixa a briga pelo título mais quente do nunca.
A largada no GP da Inglaterra teve o ponteiro Aleix Espargaró perdendo posições logo na largada e Francesco Bagnaia assumindo o topo. O piloto italiano liderou o circuito até à 11ª volta, quando Jorge Martín obteve a ultrapassagem.
Com problemas de desgaste de pneus, Bagnaia viu o ritmo na corrida ser prejudicado, e o companheiro de Ducati Enea Bastianini assumiu a segunda posição. Frenético, o italiano que acabou sendo preterido pela Ducati mais uma vez mostrou potencial, diante de um equipamento “mais inteiro” em relação aos demais, foi para o ataque diante de Jorge Martín, conseguindo a ultrapassagem na penúltima volta.
Como fica a classificação após vitória de Bagnaia
Embora tenha perdido a segunda corrida seguida na penúltima volta, Jorge Martín conclui o final de semana de forma mais positiva do que Bagnaia, e com a liderança do campeonato. Tendo somado 29 pontos, o piloto da Pramac abre um frente de três tentos para Bagnaia, que só computou 16.
Outra mudança significativa na tabela foi a ultrapassagem de Enea Bastianini sobre Marc Márquez, na briga pelo terceiro lugar. O italiano, que perdeu justamente a sua vaga na Ducati para o Formiga Atômica, chegou aos 192 pontos com o final de semana de protagonismo, abrindo assim 13 pontos de frente.
1º – Jorge Martín – 241 pontos
2º – Francesco Bagnaia – 238 pontos
3º – Enea Bastianini – 192 pontos
4º – Marc Márquez – 179 pontos