A temporada 2023 da MotoGP se encontra em recesso por conta das férias de verão. Na briga pelo título, Francesco Bagnaia e Jorge Martín rivalizam pelo título, com Marco Bezzecchi correndo por fora na briga. Ainda distante do pelotão principal, o espanhol Aleix Espargaró abriu o jogo ao ser questionado sobre quem é melhor entre Pecco e Martín, não ficando em cima do muro.
Na visão de Espargaró, Jorge Martín tem totais condições de lutar pelo título com Bagnaia, uma vez que em sua concepção, possui um perfil mais rápido e com maior potencial em relação ao italiano. Ele, no entanto, destacou que o atual campeão da categoria é o melhor piloto pela bagagem que já tem.
“Para mim, o Martín tem mais velocidade e mais potencial. Nesta altura, o Pecco é melhor piloto, porque o seu número diz que ele é o número um do campeonato. Para mim, em termos de velocidade, o Jorge é mais rápido. A primeira coisa que ele tinha de fazer era encontrar estabilidade. Está a encontrá-la, e, a partir daqui, vai de certeza melhorar a sua velocidade. É um piloto muito talentoso, muito rápido e é um piloto que pode lutar pelo título”, disse Espargaró.
Na corrida pelo título, Francesco Bagnaia aparece na liderança com 194 pontos somados, conseguindo abrir uma frente de 35 pontos para Martín, segundo colocado. Antigo vice-líder, Marco Bezzecchi está muito próximo do espanhol, com 158 tentos.
Aleix Espargaró, por sua vez, é o oitavo colocado, com 77 pontos conquistados nas oito corridas realizadas até o momento na temporada. O espanhol da Aprilia figurou no pódio uma única vez, e ainda se encontra distante do grupo principal que briga pelo título.
No Mundial de Construtores, a Pramac aparece no topo, com 253 tentos computados, contra 215 da VR46 Racing. A Ducati fecha o pódio com 186. A Aprilia de Espargaró é a quinta colocada, com 108 tentos.
O Mundial de MotoGP volta no próximo dia 6 de agosto, com a realização do GP Silverstone, na Inglaterra, findando assim um hiato que supera a marca de um mês em relação ao último grande prêmio.