in

Honda anuncia saída de Marc Márquez para a Ducati

Marc Márquez não ficou suficientemente satisfeito com as mudanças da Honda e acabou quebrando o contrato para assinar com a Ducati

Marc Márquez Honda
Divulgação/Twitter Marc Márquez

Marc Márquez confirmou nesta quarta-feira (4) que deixará a Honda no final da temporada de MotoGP de 2023, com a confirmação de que se juntará à equipe Gresini Ducati a partir da próxima temporada.

Surgiram muitos rumores de que o espanhol estava procurando uma saída da Honda depois que não conseguiu superar os problemas que teve com seu protótipo RC213V ao longo da temporada de 2022, resultando em terminar o campeonato daquele ano em sexto e último lugar na classificação de construtores.

Os seus problemas pioraram este ano, uma vez que a RC213V provou ser a moto mais complicada de pilotar do grid atual, com os pilotos sofrendo problemas rotineiramente devido à falta de fidelidade proporcionada pelo veículo atual.

A organização japonesa demitiu o gerente técnico Takeo Yokoyama e o gerente geral Shinichi Kokubu no ano passado e, a pedido de Márquez, começou a contratar pessoal das marcas europeias Ducati, Aprilia e KTM, que são as atuais ditadoras do ritmo no MotoGP.

Mas não teve jeito. As ações da Honda chegaram tarde demais para seu hexacampeão, e ela anunciou na manhã de quarta-feira (4) que estará se despedindo de Márquez no final da atua ltemporada. As duas partes ainda tinham mais um ano restante no contrato de quatro anos que firmaram. assinaram juntos em 2020.

A saída de Márquez na Honda põe fim a uma parceria que durava uma década desde que ele fez sua estreia na categoria rainha com a equipe em 2013. Ele conquistou todos os títulos, exceto um, nas sete temporadas seguintes, graças a 59 vitórias, 64 pole positions e um total de 101 pódios.

Uma queda feia de Márquez no Grande Prémio da Andaluzia de 2020 levou a uma batalha de três anos para voltar a estar em forma de corrida, sendo o GP da Emilia Romagna de 2021, em Misano, a sua única vitória desde o seu último título conquistado na temporada 2019.

Nota oficial da Honda sobre a saída de Marc Márquez

“A Honda Racing Corporation e Marc Márquez optaram mutuamente por rescindir prematuramente o seu contrato de quatro anos no final da temporada do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2023”, começou a breve declaração da Honda sobre a sua separação com Márquez.

“Com um ano restante do contrato de quatro anos entre a HRC e Marc Márquez, ambas as partes concordaram mutuamente em terminar a sua colaboração após a conclusão da temporada do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2023. Ambas as partes concordaram que era do seu interesse que cada uma procurasse outros caminhos no futuro para melhor alcançar os seus respectivos objectivos e metas.

“Ambas as partes continuarão a dar todo o seu apoio nas restantes rondas da temporada de 2023 do Campeonato do Mundo de MotoGP. A HRC deseja a Marc Márquez o melhor em seus empreendimentos futuros.”

Fabricio Carvalho

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Comentários

Loading…

Lewis Hamilton

Ex-companheiro de Lewis Hamilton abre o jogo e fala sobre suposta arrogância do heptacampeão

marc Marquez

Marc Márquez aposta em mudança no pódio nas últimas corridas do MotoGP