Aposentado da MotoGP desde 2019, o tricampeão Jorge Lorenzo abordou em entrevista recente a relação entre Marc Márquez e a Honda. Em seus primeiros anos de ascensão e consolidação, o piloto espanhol tinha uma relação estreita e de sucesso com a equipe, cenário que agora está longe de ser o ideal para ambos.
Na visão de Jorge Lorenzo, muitos aspectos podem ter mudado a relação entre piloto e montadora, que atualmente não consegue entregar uma moto à altura para que o astro da MotoGP figure como protagonista.
“Parece que o romance entre Marc e Honda não é o mesmo. Alguma coisa mudou. Não é o mesmo. Marc estava acostumado a vencer quase todos os anos com a Honda. Agora, com quase três anos sem vencer, o amor e o romance com a Honda acabaram um pouco. Vamos ver se eles conseguem recuperar o romance. Ou se o relacionamento vai acabar. Só o tempo e os resultados dirão”, pontuou Jorge Lorenzo.
“Marc deu um ultimato à Honda. Não apenas em particular, mas também se abriu publicamente. Com certeza, ele precisa de uma reação da Honda. Ele precisa de uma moto – talvez não a melhor – mas pelo menos próxima da Ducati, que é a melhor do grid”, completou o ex-piloto, que por diversas temporadas rivalizou disputas pelo título com Márquez.
“Ele é um piloto muito especial que precisa de características muito especiais na moto. Eles seguem completamente o caminho de Marc Márquez. Mas o caminho de Marc Márquez é só para Marc Márquez. Para outros pilotos, é difícil obter resultados.”
Exaltado por Jorge Lorenzo, Márquez só correu a primeira prova neste início de temporada 2023, quando acabou se acidentando no GP de Portugal, em março, e acabou perdendo outras três corridas, por conta de uma fratura. O astro da Honda é aguardado para retornar no GP de Le Mans, na França, que ocorre neste final de semana.