O GP de San Marino e da Riviera de Rimini de 2023 não será esquecido tão cedo por Jorge Martín. Afinal, o fim-de-semana no circuito de Misano foi consagrador para o espanhol.
O piloto da Pramac cravou no sábado (09) a pole position com a melhor marca da história da pista. Poucas horas depois, venceu a corrida sprint. Para completar, ganharia também a prova principal no domingo (10), retomando a disputa do título da MotoGP contra Francesco Bagnaia.
O italiano da Ducati repetiu a terceira colocação nas três ocasiões na rodada na Itália do último final-de-semana. Assim, o atual campeão mundial e líder da temporada conseguiu se superar, mesmo diante de limitações por conta do grave acidente sofrido no GP da Catalunha no domingo anterior (03).
Na primeira parte da corrida, Bagnaia chegou a disputar a liderança com Jorge Martín. Mas acabaria na terceira colocação, resistindo à pressão do espanhol Dani Pedrosa, wildcard da KTM, na reta final da prova.
Mesmo com as dores que Bagnaia ainda sente, Jorge Martín não acredita que elas tenham prejudicado o desempenho do rival em Misano. “Já corri com muitas lesões e no momento em que você está na pista não sente muito. Claro, você sente dor durante as sessões, mas quando está na corrida você toma seus analgésicos“, justificou o espanhol.
Jorge Martín considerou a vitória muito “física”: “Estava freando no limite”
Para o vice-líder da MotoGP, os principais adversários, como os italianos Bagnaia e o segundo colocado na corrida Marco Bezzecchi (VR46), renderam 100%. “Eles estavam me pressionando demais e essa era a pista deles“, declarou Jorge Martín.
Por fim, o motociclista avaliou que a dupla italiana correu num ritmo muito forte no início. “Senti que nas primeiras voltas eles seriam próximos e estavam super próximos“, disse Jorge Martín. “Estava freando no limite e valeu a pena. Foi muito físico e lutei bastante nas últimas oito ou nove voltas, mas finalmente consegui manter a diferença com o Marco depois de forçar muito”, concluiu.
Faltando oito rodadas para o término do campeonato, Pecco Bagnaia segue na liderança com 283 pontos. Jorge Martín é o segundo colocado da MotoGP, agora somando 247, estando a 36 do italiano. Marco Bezzecchi está em terceiro com 218 pontos. A próxima etapa será o GP da Índia, no dia 24 de setembro.