in

Jorge Martín sobra e vence 1ª Sprint do ano na MotoGP

Jorge Martín largou na pole position e praticamente não foi ameaçado pelos oponentes na corrida curta do Catar

Jorge Martín, piloto da Pramac
Jorge Martín, piloto da Pramac (Divulgação/X Pramac)

Protagonista na corrida pelo título na última temporada, o espanhol Jorge Martín iniciou o ano de 2024 voando. Depois de cravar a pole position para o GP de Lusail, que abre a disputa do atual calendário, o piloto da Pramac não encontrou dificuldades para vencer a Sprint Race no mesmo circuito catari nesta tarde sábado (09).

Largando na primeira posição da corrida curta, o representante da Pramac praticamente não foi ameaçado ao longo das 11 voltas de disputa, exceto em uma oportunidade quando o vice-líder Brad Binder deu uma encostada. A aproximação, no entanto, não resultou em ultrapassagem, uma vez que o desgaste dos pneus do sul-africano comprometeram um rendimento mais incisivo.

Além de Jorge Martín e Binder, o pódio da Sprint foi complementado por Aleix Espargaró, que travou batalha dura com o atual bicampeão Francesco Bagnaia, que fechou na quarta posição. O piloto da Aprilia conseguiu a ultrapassagem na penúltima volta, e posteriormente segurou o posto.

Maior campeão da categoria em atividade, o espanhol Marc Márquez fez uma sprint race consistente. Tendo largado na sexta posição, o Formiga Atômica chegou a ficar em quarto, com uma diferença de +0.220 para o terceiro, na ocasião Bagnaia. Contudo, o piloto da Gresini Ducati caiu para o quinto posto, sendo ultrapassado por Aleix Spargaró, um dos protagonistas nas voltas finais.

Diante do resultado positivo, Jorge Martín abre a temporada na liderança, com 12 pontos somados. Brad Binder somou nove, enquanto Aleix Spargaró somou seis. A corrida principal, valendo 25 tentos, ocorre neste domingo (10), às 14h (de Brasília).

 Com o resultado, Jorge Martín larga na frente no campeonato de 2024, com 12 pontos, seguido por Binder (nove), Espargaró (sete) e Bagnaia (seis). No último ano, o espanhol rivalizou com Francesco Bagnaia pelo título, e a disputa só foi definida na prova que encerrou o calendário.

Avatar

Escrito por Cido Vieira

Comentários

Loading…

Carlos Sainz Ferrari

Ferrari se pronuncia após Carlos Sainz realizar cirurgia e perder GP de Jeddah

Helmut Marko, Red Bull

Helmut Marko afirma que permanece na Red Bull após conversa com CEO