Em apenas 12 voltas, um pouco de tudo aconteceu na sprint do GP da Espanha de MotoGP. Jorge Martín foi o vencedor de uma corrida repleta de quedas neste sábado (27), no circuito de Jerez. Pedro Acosta e Fabio Quartararo completaram o pódio, respectivamente, em segundo e terceiro. Pole position horas antes, Marc Márquez sofreu uma queda no momento em que liderava a corrida, um pouco depois de ultrapassar Martinator.
Brad Binder largou muito bem tomando a primeira posição de Márquez. Ainda na primeira volta, o piloto da KTM perderia a liderança para Jorge Martín, enquanto Aleix Espargaró sofreu uma queda e abandonou a corrida.
Binder cairia para quarto, com os irmãos Márquez passando a lutar contra Martín. Na terceira volta, foi a vez de Pecco Bagnaia sofrer uma queda após tentar uma ultrapassagem na curva. Cercado pelas motos de Brad Binder e Marco Bezzecchi, um toque no sul-africano da KTM fez com que o atual bicampeão mundial também deixasse a sprint. Um pouco depois, Fabio Di Giannantonio seria mais um a parar na brita.
Ao longo da prova, Jorge Martín chegou a abrir mais de um segundo contra Marc Márquez na segunda colocação. Entretanto, a diferença do espanhol da Pramac para o seis vezes campeão do mundo na categoria rainha foi caindo, por conta de um erro cometido por Martinator na curva 7.
Marc Márquez ultrapassa Martín, mas sofre queda
Marc Márquez encostou em Martinator, realizando a ultrapassagem por dentro sobre o compatriota na curva 7 na metade da corrida, na sexta volta. Os torcedores no circuito de Jerez deliraram. Contudo, o catalão da Gresini Ducati cairia na curva 9, restando três voltas para o final, com Martín recuperando a liderança.
Segundos antes do erro de Márquez, Brad Binder, Enea Bastianini e Alex Márquez foram parar na brita de uma vez só, numa queda tripla. Maverick Viñales seria mais um a deixar a prova na sequência. Foi um total de 14 quedas na sprint do GP da Espanha.
Martinator confirmou a vitória, com Pedro Acosta terminando em segundo e Fabio Quartararo em terceiro. Wild-card da KTM, Dani Pedrosa acabou em quarto, enquanto Johann Zarco caiu a poucos metros, durante a luta pela quinta colocação, em que Franco Morbidelli se classificou. Raul Fernandez foi o sexto e Marc Márquez finalizou em sétimo lugar.
Jorge Martín ampliou a liderança do Mundial de MotoGP indo a 92 pontos, abrindo 29 de diferença para Pedro Acosta, agora o segundo colocado com 63. Enea Bastianini caiu para terceiro lugar com 59, enquanto Maverick Viñales é o quarto somando 56 pontos.
A corrida principal do GP da Espanha em Jerez de la Frontera será neste domingo (28), às 9h (horário de Brasília).