No treino de classificação do GP da Espanha de MotoGP, Marc Márquez superou não apenas os adversários, como também a chuva. O catalão cravou na manhã de hoje (27) a pole position para a corrida deste domingo (28), a sua primeira pela Ducati, no circuito de Jerez.
Foi a pole de número 93 do espanhol da Gresini Ducati em toda a sua trajetória no campeonato, uma marca simbólica já que o piloto traz o número estampado em sua moto desde o início de sua carreira na MotoGP.
Marc Márquez somou a pole de número 65 na categoria rainha, com mais 28 nas divisões inferiores da motovelocidade, resultando na soma de 93 vezes em que largará na primeira colocação.
O piloto celebrou a marca histórica lembrando que se sentiu confortável ao pilotar a Gresini na chuva anteriormente. “Não sabia que era 93. Que melhor maneira de conseguir o número do que em Jerez. Quando testei esta moto no Catar na água, já me sentia bem”, recordou.
Marc Márquez repercutiu queda na sprint
Horas depois, Marc Márquez largou na pole na corrida sprint em Jerez de la Frontera. Logo após perder a liderança para Jorge Martín na primeira volta, o catalão alcançou o compatriota e ultrapassou o piloto da Pramac na curva 7 para a festa dos torcedores no autódromo, reassumindo a primeira colocação na sexta volta.
Contudo, a três voltas do fim da sprint, Marc Márquez sofreu uma queda na curva 9 do circuito, com Martinator recuperando a liderança e ganhando a prova. O espanhol da Gresini terminou a corrida marcada por 15 quedas na sétima colocação.
“Na volta 9, freei mais cedo que na volta anterior, mas, simplesmente porque estava ganhando mais ritmo, quando estava no acelerador, bati na umidade. O mais difícil é que eram manchas de umidade. Estavam do lado de fora e eram impossíveis de ver”, justificou.
Marc Márquez largará na pole na corrida deste domingo (28), às 9h (horário de Brasília). Ainda assim, foi sincero sobre suas chances de vitória. “Não creio que o objetivo seja vencer, mas sim fazer uma boa largada e se tudo se encaixar bem, vamos ver se conseguimos subir ao pódio. Eu assino agora mesmo”, finalizou.