Depois de um hiato de quase dois meses fora, Marc Márquez retornará às pistas da MotoGP neste final de semana, em Le Mans, na França, para a quinta prova da temporada na categoria. Baixa nas últimas três provas por conta de um acidente sofrido no circuito de abertura, o piloto espanhol falou sobre ficar de “molho” por tanto tempo.
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (11), o octacampeão da MotoGP foi questionado sobre a reviravolta na sanção de FIM, que inicialmente o puniria por conta do incidente provocado por Márquez com Miguel Oliveira, mas a decisão foi revista, com o piloto da Honda ficando livre de qualquer punição. Para Marc, o fato dele ter se ausentado das últimas corridas por conta da lesão, já foi um “castigo”.
“Quando recebi o castigo estava escrito no papel que assinei que a sanção era para ser cumprida na Argentina. Ainda perguntei aos comissários que lá estavam e confirmaram-me isso mesmo. Depois disso fui operado e dois dias depois alguém decidiu mudar a sanção. Esse erro não foi meu, mas acreditem quando vos digo que a pior sanção é ficar três corridas seguidas em casa. É a melhor maneira de aprender e o maior castigo para um atleta”, iniciou Marc Márquez, comentando mais sobre a punição.
“Pelo pouco que li, mudaram o prazo do castigo, que em vez ser na Argentina passava a ser na próxima corrida em que eu participasse…no passado já tivemos situações assim, mas aconteceu há uns anos com o Luca Marini. Isso só vai fazer com que os pilotos forcem o regresso e isso criará uma má imagem porque assim cumprimos a penalização, paramos na garagem e fica a sanção cumprida. Têm de pensar noutra solução…não sei qual, não mando na FIM, e quem manda é que deve resolver isto”, complementou Márquez.
Nesta sexta-feira (12), o piloto espanhol utilizou as redes sociais para publicar um registro no circuito de Le Mans, e manifestou alegria pelo regresso. Por conta do acidente sofrido na prova de abertura da temporada, Márquez está zerado em pontuação. Francesco Bagnaia lidera o Mundial, com 77 pontos, tendo vencido duas provas.