Detentor de um final de semana perfeito, o piloto Jorge Martín esquentou a disputa na corrida pelo título da MotoGP, ao triunfar na Sprint Race e a corrida no GP da Alemanha. O espanhol chegou aos 144 tentos, 16 a menos em relação ao líder Francesco Bagnaia, da Ducati.
A vitória heroica em Sachsenring, que foi sacramentada nos últimos metros, permitiu com Martín ultrapassasse Marco Bezzecchi, da VR46, assumindo assim a segunda colocação do Mundial. O italiano, que chegou a ficar um tento de Pecco Bagnaia estacionou nos 126 tentos, após um quarto lugar no GP da Alemanha.
Hexacampeão da categoria, Marc Márquez fechou mais um GP sem receber a bandeira final. O piloto espanhol acabou sofrendo uma queda no warm up antes da largada, e desistiu de participar da corrida em decorrência de uma fratura no dedo. Em sete provas disputadas, o Formiga Atômica só disputou três, e não conseguiu cruzar a linha de chegada. Os 15 tentos computados por ele, até o momento, são oriundos de sprints.
CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
1º Francesco Bagnaia – 160 pontos
2º Jorge Martín – 144 pontos
3º Bezzecchi – 126 pontos
4º Johann Zarco – 109 pontos
5º Brad Binder – 96 pontos
6º Luca Marini – 89 pontos
7º Jack Miller – 79 pontos
8º Quartararo – 57 pontos
9º Aleix Espargaró – 55 pontos
10º Viñales – 53 pontos
No pleito pelo Mundial de Construtores, a MotoGP tem a Ducati na liderança com 248 pontos, ostentando 113 tentos a mais no comparativo com a KTM, segunda colocada. O “pódio” é fechado pela Aprilia, que já somou 99. A Honda é a quarta com apenas 81, enquanto a Yamaha amarga a lanterna, somando 68 tentos em sete provas.
A categoria rainha volta a ativa no próximo final de semana, com o GP da Holanda, em Assen. O circuito será o último antes da pausa, que ocorrerá no próximo ano. Depois disso, a MotoGP retornará apenas em agosto.