O título da MotoGP ficou mais distante para Jorge Martín. Depois de vencer a sprint de ontem (18), o espanhol da Pramac terminou o GP do Catar deste domingo (19) apenas na décima posição. Já Francesco Bagnaia, seu rival no campeonato, foi o segundo colocado da corrida no circuito de Lusail vencida por Fabio Di Giannantonio. O italiano da Gresini Ducati ganhou pela primeira vez na MotoGP.
No sábado (18), a vitória de Martín na sprint chegou a reduzir a diferença de Bagnaia para apenas sete pontos. Entretanto, na corrida de hoje (19), o espanhol fez uma largada ruim, perdendo rendimento ao longo da prova.
O modesto décimo lugar, aliado à segunda posição do italiano da Ducati no Catar, fez a distância ser ampliada para 21 pontos. Agora, Pecco Bagnaia soma 437 pontos contra 416 de Jorge Martín.
“Estou muito decepcionado”, disse Martín
Logo após a corrida, o motociclista espanhol creditou o desempenho ruim do dia aos compostos de sua Pramac.
“Com certeza eu não estava confortável. Vocês já viram no início que dei uma grande volta e podem entender o que aconteceu. O pneu traseiro não estava funcionando bem. Estou muito decepcionado que o campeonato tenha sido decidido por um pneu ruim. Mas isso aconteceu comigo. É uma pena“, declarou Jorge Martín ao site oficial da MotoGP.
O segundo colocado do Mundial detalhou sua atuação em Lusail. “Eu lutei muito. Eu não tinha aderência traseira. Não consegui parar a moto. Eu não conseguia virar. Não consegui abrir o acelerador. Era como se eu estivesse em condições de pista molhada. Acho que, com a minha experiência, consegui pelo menos marcar alguns pontos, o que não foi fácil“, concluiu.
No próximo domingo (26), acontecerá a última etapa da temporada de MotoGP, através do GP de Valencia. 37 pontos estarão em jogo na Espanha. Desta soma, Martín terá que tirar uma diferença de 21 para evitar o bicampeonato de Pecco Bagnaia.