A Honda foi a quinta e última colocada entre os construtores da MotoGP em 2023. Entre as demais equipes, a equipe de fábrica Repsol somou 122 pontos na nona colocação, apenas seis a mais que o décimo lugar e satélite LCR.
Sem Marc Márquez, a Repsol Honda agora terá Joan Mir e a novidade Luca Marini como pilotos para a temporada que começa no dia 10 de março, com o GP do Catar. Já a LCR conta com Takaaki Nakagami e o estreante na equipe Johann Zarco.
O chefe da equipe japonesa Alberto Puig está confiante de que o desempenho na MotoGP em 2024 será muito melhor do que na temporada anterior.
“Percebemos que melhorámos a nossa potência. A moto está muito mais leve, o que era um dos nossos objetivos e também a ligação do motor foi melhorada”, analisou o gerente catalão ao site oficial da MotoGP.com.
Puig tomou como parâmetro os treinos de pré-temporada da MotoGP realizados em Sepang, na semana passada. Ainda assim, o espanhol notou os pontos fracos da Honda.
“Os passos que demos são positivos. Achamos que sabemos onde temos que melhorar porque nos trechos longos não somos tão fortes quanto uma volta”, avaliou, considerando a moto mais rápida na Malásia.
“Conexão entre Repsol e LCR será maior na MotoGP”
Alberto Puig também reforçou as relações da equipe de fábrica Repsol com a satélite LCR e celebrou as regras de concessão da MotoGP. Como a Honda não teve um bom desempenho no ano passado, a equipe terá direito a mais testes para melhorias na moto nos intervalos das provas.
“A conexão provavelmente será maior este ano e há mais pessoas envolvidas. Colocamos mais recursos e temos que aproveitar ao máximo a concessão. Se tens um piloto experiente como o Johann é bom tentar dar-lhe algum apoio”, declarou, mencionando o recém-chegado Zarco.
Sobre o outro estreante na Honda, Puig elogiou Luca Marini. “Ele é muito metódico e é um cara que não quer deixar nada para depois. Ele quer ressaltar tudo o que sente e seus comentários são muito claros. Ele tem um bom conhecimento da moto, apesar de ser a primeira vez que anda com ela”, comentou.