in

MotoGP confirma concessão para a temporada 2024; veja quem leva vantagem

MotoGP trará novidades nas movimentações de concessões para a próxima temporada na categoria; Honda e Yamaha terão mais direitos

MotoGP
Divulgação/MotoGP

Oficializando o que já sido sinalizado pelo Motorsports.com, a MotoGP anunciou a revisão do sistema de concessões para a próxima temporada. A medida, consequentemente, trará mais benefícios às equipes japonesas (Honda e Yamaha) e impactará diretamente à Ducati, que vem dominando a categoria nos últimos anos.

Nesta segunda-feira (28), a MotoGP trouxe detalhes sobre como funcionará os novos parâmetros, que foram acordados com todas as equipes participantes da categoria. A partir de agora, os fabricantes serão alocados em quatro grupos tem base na percentagem dos pontos máximos possíveis que acumularam em cada janela.

As equipes serão avaliadas em duas janelas. O primeiro critério leva em consideração da primeira à última prova, enquanto o segundo leva em conta a primeira prova após a proibição dos testes de verão até o último evento antes da proibição dos testes de verão na temporada seguinte. Os fabricantes serão inscritos em classes: A, B, C, e D.

A escuderia da categoria A terá que ter obtido ao menos 85% dos pontos máximos no Mundial de Construtores. Esta terá direito a 170 pneus de testes, além de movimentações privadas com pilotos de teste apenas três circuitos de GP, sem wildcards, além de um máximo de oito motores por ano, bem como apenas uma atualização aerodinâmica por ano.

Já na classificação B, o percentual de pontos deve ficar inferior aos 85%, mas superior à casa de 60%, enquanto C deve ser inferior a 60% e superior a 35%. Já a inscrição D, a taxa deve ser menos de 35%. Para B e C, o número de pneus de testagem são 190 e 220, respectivamente.

Para os fabricantes D na MotoGP, serão permitidos 260 pneus de testes, além de testes em qualquer circuito do GP, seis wildcards, testes com pilotos de corrida e até 10 motores, além duas atualizações aerodinâmicas por ano.

Caso alguma equipe mude de classificação durante o segundo período, as concessões serão ajustadas de acordo com quase haja um equilíbrio. Visando a temporada 2024, a Ducati será classe A, KTM e Aprilia serão C, enquanto Yamaha e Honda irão ficar na classe D, contemplando assim mais benefícios em relação aos demais concorrentes.

Escrito por Cido Vieira

Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalha no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo futebol e o automobilismo

Comentários

Loading…

McLaren, Fórmula 1 2023

McLaren fecha acordo de patrocínio com a Monster Energy

Fórmula 1: veja como ficou a classificação final

FIA aprova novidade para os pilotos na temporada 2024 da Fórmula 1