Depois de tomar a decisão de se aposentar das pistas na MotoGP a partir da próxima temporada, Aleix Espargaró ficou satisfeito acerca do seu substituto na Aprilia: Jorge Martín. Amigo pessoal do atual representante da Pramac, ele teceu elogios ao novo contratado.
Decidido a se tornar piloto de testes da Honda a partir do próximo ano, Aleix Espargaró se interessou pessoalmente em garantir a assinatura de um bom piloto como substituto.
“Não poderia estar mais feliz. Meu melhor amigo e líder do campeonato estará pilotando minha bike no ano que vem. Ele tinha algumas dúvidas. Ele tinha outra opção muito boa na mesa. Ele veio até meu motorhome. Depois da corrida [de Mugello], passamos 5 horas conversando. Ele perguntou muitas coisas técnicas”, disse Aleix Espargaró.
“Então, obviamente, ele ficou bastante decepcionado com a Ducati, então ele estava muito interessado no lado humano, como está a equipe. Ele viu o quão feliz eu estou, o quanto eu gosto desses anos com a Aprilia. Então foi bem fácil convencê-lo”, seguiu o piloto espanhol, que “costurou” o acerto.
“Na segunda-feira de manhã [depois de Mugello], eu disse ao Massimo [Rivola] ‘prepare o contrato, ele está convencido’. Todos estavam muito felizes na Aprilia”, complementou o experiente piloto.
Aleix Espargaró projeta diferença Aprilia x Ducati
Questionado sobre o comparativo entre as motos da Aprilia e Ducati, o piloto pontuou que a escuderia italiana tem como diferencial o acelerador, enquanto a Aprilia força muito com o freio dianteiro, característica que Jorge Martín gosta de executar e não tem o cenário ideal no atual time.
“Talvez no lado do motor ele tenha um pouco mais de dificuldade porque a Aprilia não é tão forte. Mas quando você é talentoso, é uma moto: um motor, duas rodas e gás total! Número 1. Ele é o melhor! Quero dizer, quem mais você pode levar?” Espargaro disse.
Na atual configuração de tabela, Jorge Martín aparece na liderança do campeonato, com 200 pontos, dez a mais no comparativo junto ao italiano e concorrente direto, Francesco Bagnaia.