Atual bicampeão da MotoGP, o italiano Francesco Bagnaia venceu mais uma corrida neste domingo (30). Depois de levar a melhor na Catalunha e Mugello, o representante da Ducati encaixou o terceiro triunfo consecutivo e colocou ainda mais fogo no pleito pelo título contra Jorge Martín.
A exemplo do que já havia atingido na Sprint Race no sábado, Bagnaia foi reinante na corrida principal, liderando de ponta a ponta, não sendo ameaçado por Martín, que veio logo atrás. O terceiro lugar no pódio foi de Enea Bastianini, que fez uma excelente prova de recuperação, tendo largado da 11ª posição.
A oitava prova da MotoGP teve dois blocos no pelotão principal. Enquanto Bagnaia e Martín puxavam o ritmo na ponta, o grupo que vinha atrás se revessava, em trocas de posições. Maverick Viñales, Fabio Giannantonio e Marc Márquez alternavam posições, até o “intruso” Enea Bastianini vir de trás. Com velocidade superior, não demorou para que o italiano da Ducati se consolidasse como terceiro colocado.
Protagonizando um bom desempenho até então, o espanhol Marc Márquez não teve um desempenho dos sonhos no circuito holandês, mas conseguiu fechar com a quarta posição, após ultrapassagem espetacular contra Viñales na última volta. Este último, inclusive, foi penalizado por exceder os limites de pista e perdeu a quinta posição para Giannantonio.
Sensação na MotoGP, o jovem Pedro Acosta sofreu com o desgaste dos pneus no circuito holandês, e caiu sozinho na última volta, depois de chegar a reagir na corrida e figurar na sexta posição.
Classificação na MotoGP após GP Holanda
Diante da vitória computada em Assen, Francesco Bagnaia chegou aos 190 pontos, retirando oito tentos na disputa direta contra Martín, que lidera com 200 pontos. Marc Márquez, por sua vez, é o terceiro colocado no mundial de pilotos, com 149 pontos, enquanto Enea Bastianini chegou aos 136 pontos.