Após um hiato de mais um mês, a MotoGP volta a movimentar a temporada 2024 a partir desta sexta-feira (02), com os treinamentos no GP de Silverstone, na Inglaterra. A exemplo das duas últimas edições do campeonato, Francesco Bagnaia e Jorge Martín brigam de forma acirrada pelo título. Restando 11 provas para o desfecho do cronograma, cada etapa ganha contornos decisivos, dada a curta diferença entre os concorrentes.
Depois do tradicional circuito britânico, a MotoGP entrará na contagem regressiva de 10 corridas para definir o campeão em 2024. Neste cenário, o Nas Pistas detalha o calendário de provas restantes na principal categoria da motovelocidade, que se estenderá até o dia 17 de novembro. Vale lembrar que na última temporada, a disputa pelo lugar mais alto do pódio só saiu na última prova.
MotoGP provas restantes
GP de Silverstone: 04 de agosto
GP da Áustria: 18 de agosto
GP de Aragão: 01 de setembro
GP de San Marino: 08 de setembro
GP de San Marino: 22 de setembro
GP da Indonésia: 29 de setembro
GP do Japão: 06 de outubro
GP da Austrália: 20 de outubro
GP da Tailândia: 27 de outubro
GP da Malásia: 03 de novembro
GP de Valencia: 17 de novembro
E a briga pelo título?
Diante da queda de Jorge Martín na penúltima volta do GP de Sachsenring, na Alemanha, a classificação da MotoGP passou a ter um novo líder. Embalado com quatro vitórias consecutivas, o piloto italiano assumiu o topo da tabela, chegando aos 222 pontos, enquanto o espanhol estacionou nos 212 tentos.
Curiosamente, se Martín tivesse completado a prova na Alemanha, ele não só teria continuada na liderança, como estaria com uma “gordura” de 25 tentos em relação ao atual bicampeão da categoria, e seu algoz direto em 2022 e 2023. Acompanhando o páreo direto de perto, Marc Márquez corre por fora, com 166 tentos faturados. Mesmo estando com uma moto do ano passado, o Formiga Atômica tem feito uma temporada consistente, não à toa ostentou a promoção para a Ducati de fábrica a partir do próximo ano.