Hexampeão de Motovelocidade, o espanhol Marc Márquez disse em entrevista à emissora TVE que pode retornar às competições no GP da França, no próximo dia 14 de maio. Ele afirmou, entretanto, que tudo está nas mãos dos médicos e que será necessário que ele passe por novos exames antes da decisão ser tomada.
“Os médicos vão decidir (…) Na terça-feira, tenho uma tomografia e vamos ver se tudo corre bem e eu posso voltar ao campeonato”, apontou Márquez à TVE sobre seu retorno após sofrer grave lesão recentemente.
“Estar em Le Mans está um pouco no ar”, deixou claro Márquez, que vai esperar por seus exames. Mesmo assim, a expectativa é ao menos poder rodar na França. “Tomara que eu possa rodar na França para chegar bem em Mugello.”
Marc Márquez sofreu uma fratura importante na mão direita após sofrer uma grave queda no GP de Portugal. Foi necessário que ele passasse por cirurgia. A ideia do ídolo espanhol era retornar as pistas no GP da Espanha de Motovelocidade, mas recebeu o conselho de adiar seu retorno. Segundo o Grande Prêmio, foram três equipes médicas distintas que disseram ao piloto para que não voltasse naquele momento, já que uma nova queda poderia elevar a gravidade da lesão.
GP da França já perdeu um dos titulares, além de Marc Márquez
Enquanto Marc Márquez ainda não definiu se retorna ou não para o GP da França de Motovelocidade, a confirmação atual é de que um dos titulares já está de fora. O português Miguel Oliveira, da Aprilla, teve uma fratura no úmero esquerdo confirmada. Ele sofreu um acidente no GP da Espanha ao se chocar com o francês Fabio Quartarato, da Yamaha, e está vetado da corrida em Le Mans.
O retorno do MotoGP será então no dia 14 de maio, mas os treinos começam dias antes. A Ducati segue dominando a classificação geral do Mundial de Motovelocidade, com Francesco Bagnaia na liderança, com 87 pontos após conquistar duas vitórias e outros dois pódios. A segunda posição também é da Ducati, com Marco Bezzecchi, também com 65 pontos, uma vitória e dois pódios. Mesmo sem vitórias, o terceiro colocado é o sul-africano Brad Binder, da KTM, com 62 pontos e um pódio na temporada 2023.