A milésima prova da história da MotoGP, ocorrida neste domingo (14), em Le Mans, na França, foi repleta de emoções, com quedas dos protagonistas, discussões fervorosas e ultrapassagens.
Líder da temporada até o momento, o italiano Francesco Bagnaia viu a sua “gordura” no topo da tabela ruir, após ter se envolvido em uma batida. A vitória ficou com Marco Bezzecchi, que alcançou os 93 tentos, e agora está a um ponto de igualar o ponteiro da disputa.
De volta após um longo hiato, por conta de um acidente que o tirou de combate, o espanhol Marc Márquez, fazia uma prova irretocável e defendia a segunda posição de Jorge Martín, quando acabou caindo nas voltas finais, e não conseguiu retornar mais, para o desespero da Honda.
Diante da queda do “Formiga-Atômica”, o francês Johann Zarco herdou a terceira posição e festejou o pódio em casa. O GP ainda ficou marcado pelo entrevero acalorado entre Vinales e Bagnaia, que discutiram feio e trocaram empurrões após queda abandono duplo. Apesar do ocorrido, os dois foram vistos em clima mais amistoso posteriormente.
Confira a classificação da etapa da França de MotoGP
1º Marco Bezzecchi (VR46) em 41min37s970
2º Jorge Martín (Ducati) a 4s256
3º Johann Zarco (Pramac) a 4s795
4º Augusto Fernández (GasGas) a 6s281
5º Aleix Espargaró (Aprilia)a 6s726
Mundial de Pilotos – Classificação após cinco provas
1º – F. Bagnaia – 94 pontos
2º – M. Bezzecchi – 93 pontos
3º – B. Binder – 81 pontos
4º – J. Martin – 80 pontos
5º – J. Zarco – 66 pontos
6º – L. Marini – 54 pontos
7º – M. Vinales – 49 pontos
8º – J. Miller – 49 pontos
9º – F. Quartararo – 49 pontos
10º A. Rins – 47 pontos
A MotoGP volta à ativa no próximo dia 11 de junho, com o circuito da Itália, em Mugello. Até lá, serão quatro semanas de hiato. Ausentes em Le Mans, Miguel Oliveira e Bastianini devem regressar às pistas.