Atual campeão da Moto2, Pedro Acosta é cercado de ampla expectativa para o seu debute na categoria rainha, defendendo as cores da GasGas Tech3 KTM. E o desempenho dele inicial nos testes realizados em Sepang agradou. Na sessão final do último sábado, o jovem registrou o melhor tempo nas movimentações realizadas de pré-temporada.
Pedro Acosta cravou o tempo de 1m58,189s, sendo 0,066s mais rápido do que o piloto de testes da KTM, Pol Espargaró, e mais de dois décimos mais rápido em relação à Johann Zarco, que agora pilota uma moto de fábrica da Honda.
Geralmente, o shakedown da MotoGP era reservado para jovens estreantes e pilotos de testes. Contudo, houve uma mudança por conta das regras de concessão, o que abriu espaço para Honda e Yamaha utilizarem seus pilotos principais. Zarco teve a companhia de nomes como Fabio Quartararo (Yamaha), Joan Mir (Honda), Alex Rins (Yamaha), Luca Marini (Honda) e Takaaki Nakagami (Honda).
No comparativo com o tempo da pole position cravada por Francesco Bagnaia no treino classificatório da corrida na última temporada, Pedro Acosta ficou sete décimos mais lento em relação ao italiano. O tempo registrado pelo jovem espanhol, no entanto, foi mais rápido do que a volta com o menor tempo no dia da prova em Sepang em 2023.
A classificação do shakedown teve Quartararo na quarta posição, à frente de Dani Pedrosa e Joan Mir. Recém-chegado na Honda, com a missão de substituir Marc Márquez, Luca Marini fechou com o oitavo melhor tempo.
Em decorrência das chuvas fortes que assolaram a região, o último dia de movimentação teve que ser interrompido por duas horas. O teste oficial da pré-temporada no circuito ocorre a partir da próxima semana, entre terça a quinta. A abertura da temporada ocorre no dia 10 de março, com o GP de Lusail, no Catar.