A etapa da Adventure Cup Baja 2023 no Litoral Norte de Santa Catarina terminou em tragédia. De acordo com informações divulgadas pelo G1, o piloto de moto Ricardo Affonso Keil, de 59 anos, morreu durante a etapa.
As informações apontam que Ricardo Affonso estava fora do percurso da prova e acabou se ferindo gravemente em uma lombada, na segunda etapa da Adventure Cup Baja 2023. Além disso, o piloto já havia concluído o primeiro dos três estágios previstos na competição quando decidiu deixar o local.
No entanto, o organizador André Alcantara disse que o piloto de moto havia esquecido um item no próprio carro e resolveu retornar até a cidade onde ocorria o evento para buscar este item. Porém, no caminho, em uma estrada de asfalto, caiu, se colidiu sozinho e não colidiu com outros veículos.
Esta queda da motocicleta provocou trauma no crânio com hemorragia, além de uma considerável contusão no braço direito, de acordo com informações publicadas pelos bombeiros que atenderam este chamado de emergência após equipes terem sido acionadas pelos organizadores.
O forte impacto deixou Ricardo Affonso desacordado, mas ainda com sinais vitais existentes. Os bombeiros fizeram todo o procedimento de socorro à vítima, que estava as margens da via e com capacete removido ao lado.
Este atendimento ocorreu justamente na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no Litoral Norte de Santa Catarina. No entanto, Ricardo não resistiu aos ferimentos gravíssimos acabou morrendo, aos 59 anos. A morte ocorreu por volta das 10h de sábado (20).
Participante da Adventure Cup Baja 2023, Ricardo Affonso Keil era conhecido como Cabo, sendo piloto das modalidades rally e enduro, deixa filhos e uma esposa. Os organizadores do evento ficaram consternados com a ocorrência, além dos demais pilotos. Houve a suspensão das atividades durante o final de semana, mas o campeonato seguirá em breve.