A temporada 2023 da MotoGP foi eletrizante e reservou fortes emoções, com o título sendo definido apenas na última corrida, em uma batalha frenética entre Francesco Bagnaia e Jorge Martín. Em clima de retrospectiva, o site Motorsport Week fez um balanço do ano e elencou o top-10 dos melhores pilotos na categoria rainha.
A lista com o dez pilotos de maior destaque no ano teve algumas apostas que já eram esperadas, como por exemplo, o “pódio” da classificação final sendo fielmente reproduzido na votação, mas também contou com uma grande surpresa: Marc Márquez no top-10.
Na avaliação do veículo, o hexacampeão da MotoGP embora tenha passado longe dos melhores resultados, amargando inclusive diversas lesões e problemas com a Honda, merece aparecer no top-10 pelo esforço apresentado em busca de uma reação, isso tudo em meio às tratativas para a saída na equipe japonesa.
“O espanhol mostrou uma forma inacreditável numa máquina bem atrás dos seus rivais, Márquez de alguma forma colocou-o no pódio em três ocasiões, enquanto o companheiro de equipa e campeão mundial de 2020, Joan Mir, parecia completamente perdido”, iniciou o jornalista Kyle Francis na publicação.
“Ele pode ter rodado acima de sua cabeça em várias ocasiões em 2023 enquanto tentava extrair o potencial que sua Honda não possuía, mas sem dúvida se mostrará uma ameaça ao título em 2024 se seu primeiro teste com uma Ducati servir de referência”, avaliou o veículo.
Além do Formiga Atômica e do trio de protagonistas formado por Bagnaia, Martín e Bezzecchi, o top-10 elencado pela Motorsport Week conta com pilotos como Fabio Quartararo, Brad Binder, Maverick Viñales, Johhan Zarco, Alex Márquez e Aleix Espargaró – estes três últimos venceram ao menos um circuito na temporada da MotoGP.
Veja o top-10 da MotoGP segundo a Motorsport Week
1º Francesco Bagnaia
2º Jorge Martín
3º Marco Bezzecchi
4º Fabio Quartararo
5º Brad Binder
6º Aleix Espargaró
7º Alex Márquez
8º Maverick Viñales
9º Johhan Zarco
10º Marc Márquez