A terceira etapa do Mundial de MotoGP foi cercada de emoções neste domingo (14), no GP das Américas, no Texas. Pole-position na prova, o espanhol Maverick Viñales encontrou dificuldades na largada, mas conseguiu uma importante vitória, sendo seguido da sensação Pedro Acosta e o ascendente Bastianini.
Novo terceiro colocado do campeonato, Viñales largou de forma equivocada e caiu para a 11ª posição, tendo que contemplar uma corrida de franca recuperação. A retomada do topo se deu na volta 13, a sete do fim.
Tendo iniciado muito bem a temporada, o espanhol Marc Márquez viu o sonho de findar um longo jejum de 903 dias sem vitórias ruir. O Formiga Atômica ultrapassou o até então líder Pedro Acosta na volta 11, mas em questão de poucos segundos, acabou caindo e teve que abandonar a corrida.
Galgando posições do meio de pista para o topo, Maverick Viñales obteve a ultrapassagem decisiva na 13ª volta do circuito. No final, Pedro Acosta ainda conseguiu efetuar uma pressão sobre o compatriota, mas não alcançou a sua primeira vitória na categoria.
O final de semana foi especialíssimo para Viñales, uma vez que o piloto da Aprilia já havia vencido de ponta a ponta a disputa da Sprint Race, com dez voltas. O espanhol foi o primeiro piloto a conquistar uma vitória pelo terceiro time diferente na carreira.
A MotoGP volta à ativa no dia 28 de abril, com a corrida no GP da Espanha, no circuito de Jérez. Será a quarta prova na temporada.
Classificação da MotoGP após GP das Américas
1º Jorge Martín – 80 pontos
2º Bastianini – 59 pontos
3º Viñales – 56 pontos
4º Pedro Acosta – 54 pontos
5º Bagnaia – 50 pontos
6º Brad Binder – 49 pontos
7º Aleix Espargaró – 39 pontos
8º Marc Márquez – 36 pontos
9º Di Giannantonio – 25 pontos
10º Jack Miller – 22 pontos