in

WorldSBK passará por alterações importantes em 2027

Alterações vão ocorrer em paralelo com a MotoGP, no intuito de deixarem as duas grandes classes na mesma “distância”

World SBK
Divulgação

A exemplo do que está projetado para a MotoGP, o WorldSBK passará por uma redução de desempenho a partir da temporada 2027. O intuito é deixar a categoria com o mesmo nível de distância para a classe rainha, que terá redução nos motores de 1000cc para 850cc.

Preocupada com velocidades máximas e tempos de volta, a MotoGP passará pela atualização em menos de três anos. As mudanças também contemplarão a remoção de dispositivos de altura na aerodinâmica, que deverá diminuir a intensidade dos protótipos.

Responsável pela direção esportiva da Dorna, Carlos Ezpeleta, afirmou que os fabricantes da MotoGP projetam o aumento de 1 a 2 segundos em cada volta, com a nova atualização.

“Esperamos uma queda de desempenho. Essa é parte da razão pela qual estamos fazendo isso. E esperamos uma queda maior no desempenho nas velocidades máximas em vários circuitos. Então, como sempre acontece com a tecnologia, ela se desenvolverá novamente à medida que avançarmos”, afirmou o diretor.

Neste cenário, o World SBK, que também é de propriedade da Dorna, terá uma queda de desempenho parecida para não tomar o lugar da MotoGP. No momento, a diferença entre as duas categorias em termos de voltas mais rápida gira em torno de 1,2 a 1,5s.

“O WorldSBK ficará dentro do ecossistema, na mesma posição que está agora. Já estamos fazendo coisas, que estão sendo lideradas pela FIM”, afirmou Ezpeleta.

Quem também se posicionou sobre o assunto foi o presidente da FIM, Jorge Viegas, destacando que o WorldSBK receberá mudanças importantes brevemente no regulamento.

“Também começamos a trabalhar há dois anos na mudança dos regulamentos do Superbike. Algumas coisas vão acontecer muito em breve, mas de forma a mantermos distância entre o MotoGP e o Superbike”, avaliou o mandatário.

De recesso, o WorldSBK só retoma suas atividades entre os dias 14 a 16 de junho, com a disputa do tradicional circuito de Emilia-Romagna, na Itália. No momento, Álvaro Bautista, atual bicampeão consecutivo, é o líder da categoria.

Avatar

Escrito por Cido Vieira

Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalha no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo futebol e o automobilismo

Comentários

Loading…

Ex-mecânico da McLaren prevê disputa entre Hamilton e Leclerc na Ferrari em 2025 

bagnaia-motogp

Bagnaia abre o jogo sobre dificuldade com Ducati na MotoGP