O treino livre da última sexta-feira (16) para o GP da Alemanha foi marcado por uma forte colisão entre Marc Márquez e Johann Zarco. Em uma curva, o piloto da Honda acabou sobrando e acertou em modo “strike” o piloto da Ducati, com a moto do francês ficando destruída, se partindo ao meio.
Após o ocorrido, Zarco se mostrou incomodado com as declarações de Márquez, que o responsabilizou pelo incidente, classificando a ação como ridícula. O piloto da Ducati ainda detonou o fato do espanhol não ter parado para checar se ele estava bem após a batida.
“Em primeiro lugar, podia ao menos vir quando eu estava no chão. Percebo que ele queira correr para outra moto para fazer outra volta, mas, com a bandeira vermelha, podia ver se está tudo bem. Gosto do Marc, da forma como conduz e puxa. É um campeão, mas está a perder controlo quando fala, devia pensar duas vezes antes de falar. Ter a ideia de que é culpa minha não é aceitável”, disse Zarco, definindo o ocorrido como incidente natural de corrida.
No papo com a imprensa após o acidente, Márquez responsabilizou Zarco pela colisão, dizendo que o piloto francês poderia ter evitado o choque.
“Essa é uma pergunta que você precisa fazer a ele, porque se eu sou o errado, eu assumo o meu erro”, disse o mais velho dos Márquez. “Mas dessa vez estou com raiva porque se alguém poderia ter evitado essa situação, era Johann. O cara que está saindo do pit-lane é quem precisa ficar de olho. E se alguém estiver vindo, sobretudo nos últimos minutos, ele precisa parar na saída do pit”, disparou o Formiga Atômica.
O acidente se deu na curva 1, quando Márquez perdeu o controle da moto, que saiu se arrastando e acertou Zarco em cheio. O francês estava no lado esquerdo, em velocidade baixa, uma vez que vinha saindo dos boxes.