in

Austin Dillon é penalizado e perde ingresso nos playoffs da Nascar Cup Series

Piloto não perdeu a vitória do último domingo (11), mas o triunfo não valerá a passagem para a próxima fase da Nascar

Austin Dillon, piloto da Nascar
Austin Dillon, piloto da Nascar (Divulgação: X @austindillon3)

A Nascar decidiu nesta quarta-feira (14) invalidar a classificação de Austin Dillon, depois da polêmica vitória em Richmond no último domingo (11).

Com a decisão, o triunfo do automobilista não foi retirado. Porém, ele não valerá para o piloto da Richard Childress Racing disputar os playoffs da Cup Series.

Logo após a bandeira branca que determinou a última volta, Joey Logano se encaminhava para vencer. Mas Dillon, que vinha no seu retrovisor, o atingiu e também bateria em Denny Hamlin antes de receber a bandeirada.

A Nascar penalizou Dillon depois de revisar as imagens do ocorrido, anulando a vaga antecipada entre os 16 nos playoffs.

A organização se baseou no livro de regras, decretando a violação na seção 12.3.2.1.b. “Os acabamentos das corridas devem ser livres de violação(ões) das regras da Nascar ou outra(s) ação(ões) prejudicial(ais) às corridas de stock car ou à Nascar, conforme determinado a critério exclusivo”, diz o parágrafo.

Dessa forma, Dillon perdeu 25 pontos, caindo da 26ª para a 31ª colocação na classificação da Cup Series. Restando três provas para o fim da temporada regular, 12 competidores estão classificados para a próxima fase, com quatro vagas disponíveis.

Além disso, os oficiais também indicaram que a elegibilidade para os playoffs cancelada se aplica tanto ao campeonato de pilotos quanto ao de proprietários. A Richard Childress Racing, equipe do piloto, anunciou que irá recorrer da decisão.

Logano também foi punido pela Nascar

A Nascar também multou Joey Logano em 50 mil dólares (R$ 273 mil, na cotação atual) pela conduta depois da corrida. Irritado pelo toque de Dillon, o bicampeão da Cup Series girou os pneus de seu carro com raiva perto do box da Richard Childress Racing, provocando fumaça.

“Essa demonstração de desgosto, uma violação do código de conduta dos membros por comprometer a segurança de outros, fez com que os celebrantes da equipe de Dillon se dispersassem na pista dos boxes e atraiu uma severa repreensão dos oficiais da Nascar no local”, justificou o site oficial do campeonato.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Lewis Hamilton, pela Mercedes - Toto Wolff

Lewis Hamilton, em tom de despedida, agradece à Mercedes: “Mudaram minha vida”

Dudu Barrichello encara com os lubrificantes Mobil™ desafio inédito nas ruas de Belo Horizonte pela Stock Car