in

Chase Elliott se complica na briga por uma vaga nos playoffs da Nascar

Campeão da Nascar Cup Series em 2020 não venceu em 2023 e está ameaçado de desclassificação na próxima fase

Reprodução: Twitter/Nascar

Um dos campeões da Nascar Cup Series em atividade na atual temporada, Chase Elliott pode ficar de fora dos playoffs que definirão o detentor da taça. Afinal, o piloto norte-americano de 27 anos ainda não venceu em 2023 e é apenas o 20º colocado no campeonato com 430 pontos.

Além disso, o automobilista do Chevrolet número 9 da Hendrick Motorsports abandonou a etapa de Michigan neste domingo (06). Elliott era o sétimo colocado da corrida, quando furou um dos pneus traseiros, fazendo com que girasse, batendo na parede da segunda curva do circuito oval. Posteriormente, a chuva interromperia a prova na 74ª volta de um total de 200 programadas, sendo retomada hoje (07).

Chase Elliott foi campeão da Nascar Xfinity em 2014 e triunfou na Cup Series em 2020. Entretanto, amarga uma temporada irregular de 2023, marcada por lesões e uma suspensão que o deixaram de fora de algumas rodadas. Desse modo, o piloto da Hendrick Motorsports está seriamente ameaçado de não terminar entre os 16 que disputarão os playoffs decisivos a partir de setembro.

Elliott terá que vencer uma das três próximas corridas da Nascar

Afinal, o piloto vitorioso em pelo menos uma das etapas da Nascar Cup Series se garante entre os 16. As vagas restantes são preenchidas pelo índice técnico, ou seja, através da maior pontuação entre os competidores sem vitórias no campeonato. Assim, Chase Elliott não cruzou ainda neste ano a linha de chegada em primeiro, tampouco está numa posição que o garantiria na fase seguinte.

A batida que o tirou da corrida de Michigan ontem (06) deixou Elliott na obrigação de vencer uma das três provas restantes que antecedem os playoffs. Antes do acidente sofrido, o campeão da Nascar Cup Series de 2020 estava obtendo a classificação por índice técnico. Contudo, a má colocação na última prova que será concluída hoje (07) praticamente tirou esta possibilidade de ingresso na fase posterior por pontuação.

Nesse sentido, Chase Elliott será obrigado a triunfar em uma dessas três etapas: Indianápolis, em 13 de agosto; Watkins, no dia 20; e Daytona em 26 de agosto. A série das 10 corridas dos playoffs com os 16 classificados começará em Darlington, em 3 de setembro. Por fim, a conclusão da temporada ocorrerá em Phoenix, em 5 de novembro.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Comentários

Loading…

Rasmussen

Rasmussen segura McElrea em Nashville e amplia liderança na Indy NXT

Dudu Barrichello é coletado em acidente com múltiplos carros e abandona etapa do Velocitta