A Nascar Cup Series teve o seu encerramento na temporada neste domingo (05). Na grande final no circuito de Phoenix International Raceway, a vitória foi de Ross Chastain, da Trackhouse Racing Team. Mas o título ficou com Ryan Blaney.
Entre os pilotos do Campeonato 4 que disputavam o título, o automobilista de 29 anos da Team Penske foi o melhor colocado na prova. Ryan Blaney terminou em segundo lugar. Com o triunfo de Chastain, pela primeira vez, desde a implantação dos playoffs em 2014, um competidor levantou a taça sem vencer a última corrida.
Kyle Larson (Hendrick Motorsports) encerrou em terceiro lugar a prova em Phoenix, enquanto seu parceiro de equipe William Byron ficou na quarta colocação.
Christopher Bell seria o primeiro piloto a deixar a disputa do título. No segundo estágio, na volta 111, o piloto da Joe Gibbs Racing abandonou a corrida por um problema nos freios de sua Toyota.
Ryan Blaney teve disputa com Kyle Larson nas voltas finais
No último estágio, um acidente com Kyle Busch provocou bandeira amarela. No trabalho nos boxes, Denny Hamlin voltou brevemente na frente, com Kyle Larson na terceira colocação. Ryan Blaney, que havia perdido a posição para o piloto da Hendrick Motorsports, tentou de todas as maneiras recuperar a posição de Larson na relargada.
Ao mesmo tempo em que Ross Chastain, que foi líder a maior parte da corrida, retomava a ponta, Kyle Larson tentou resistir à pressão de Ryan Blaney, com William Byron colado na quarta colocação. Restando 20 voltas, Blaney aproveitou um erro de Larson para assumir a segunda posição com seu Ford número 12.
O automobilista da Penske abriu distância sobre o principal adversário. Enquanto Ross Chastain rumou até a vitória, Ryan Blaney garantiu a segunda posição e seu primeiro título da Nascar Cup Series. Em sua despedida na modalidade, o veterano Kevin Harvick encerrou a corrida na sétima colocação. O piloto de 47 anos foi o campeão em 2014.