Brodie Kostecki debutou na Nascar na etapa de Indianápolis neste domingo (13). O piloto australiano é o líder da atual temporada do V8 Supercars, disputado na Oceania. Então, Kostecki marcou presença no circuito oval de Indianápolis Motor Speedway, estreando pelo tradicional campeonato de stock-car norte-americano.
Assim, o australiano de 25 anos fez sua primeira corrida pela Nascar Cup Series, pilotando um Chevrolet da equipe Richard Childress Racing (RCR) de número 33. Brodie Kostecki obteve a 11ª posição no treino de classificação, mas teve que largar do fim do pelotão após uma queda na qualificação. Desse modo, Kostecki concluiu a etapa de Indianápolis na 22ª colocação.
Equipe de Kostecki vinha se reunindo com a RCR da Nascar desde maio
Então, a tão esperada estreia do líder do V8 Supercars na Nascar foi preparada durante dois anos. Foi o que relatou o chefe da equipe de Kostecki no campeonato australiano, Barry Ryan. Nesse sentido, o dirigente da Erebus Motorsport, junto com membros da escuderia, já vinha realizando reuniões com a Richard Childress Racing.
Conforme informações do portal Speedcafe, as especulações sobre a viagem de Kostecki aos Estados Unidos para competir cresceram em maio. Antes do neozelandês Shane van Gisbergen, tricampeão do V8 Supercars, realizar uma estreia histórica na Nascar, vencendo a corrida de rua de Chicago no começo de julho.
“Estamos trabalhando nisso há cerca de dois anos com todos na RCR. Nós meio que olhamos para o calendário, e minhas opções para fazer uma corrida eram bastante limitadas pelo fato de que em casa também corremos, então havia apenas algumas corridas que não eram conflitantes. Uma em Chicago e a outra em Indianápolis”, disse Barry Ryan, ao site Speedcafe.
Enquanto Brodie Kostecki ficou em 22º na corrida de ontem (13), Shane van Gisbergen encerrou a prova de Indianápolis da Nascar em 10º lugar. Ou seja, foi o segundo top-10 do neozelandês em duas etapas da Cup Series. Kostecki e Van Gisbergen retomam suas atenções para o V8 Supercars, onde participarão da OTR SuperSprint entre 18 e 20 de agosto, em Tailem Bend.